O ASSUNTO É

Bolsonaro sanciona “Lei Flávia Arruda” que beneficia a 26 de Setembro

Publicado em

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta seta-feira(09), o projeto 2776/2020 da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), que possibilita a total regularização fundiária da comunidade 26 de Setembro.

O texto chamado de “Lei Flavia Arruda”, delimita a área da Floresta Nacional, legalizando uma área ocupada há mais de 20 anos onde vivem mais de 40 mil famílias, às margens da rodovia DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.

Segundo a deputada, a lei traz segurança e um reconhecimento histórico para as famílias assentadas pelo poder público no local, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

“Com a desafetação da Flona, será possível dar dignidade para estas pessoas, infraestrutura e fiscalizar melhor qualquer ação de degradação da Floresta Nacional”, afirma.

Com a nova lei, a comunidade 26 de Setembro será incluída no pacote de regularização fundiária da Lei Complementar n° 986/2021,que trata da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), assinada pelo governador Ibaneis Rocha(MDB).

Com a inclusão da 26 de Setembro, passam ser nove assentamentos, em várias regiões do DF, que irão ganhar segurança jurídica.

Milhares de famílias vivem atualmente nessas áreas e devem ser beneficiadas.

O Reurb abrange medidas jurídicas urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais aos ordenamento territorial urbano.

Assim, a população de baixa renda usufrui do direito à moradia e infraestrutura necessárias.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Uma nova versão do portal ComunicaBR foi lançada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. A plataforma disponibiliza acesso a informações sobre...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar