Espaço Cultural Renato Russo recebe exposição AR-reverso

Publicado em

A exposição AR-reverso está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. As paredes da galeria, enfileiradas e cheias de intervenções com páginas de livros antigos dão o tom do projeto de Luciana Paiva.

Um conjunto de cinco séries retoma os papéis antigos em um exercício de ressignificação no qual a artista transforma os caracteres utilizados para construir sentidos em simples símbolos gráficos destinados a um propósito estético e conceitual.

A maior parte dos livros utilizados são técnicos e alguns trazem outros alfabetos, caso de páginas grafadas com ideogramas japoneses.

As páginas fazem uma referência a Brasilia e suas fachadas, mas também ao gesto de criar novos sentidos para objetos e combinações de letras normalmente usadas para esclarecer e informar.

A curadora da exposição, Natália Quinderé, escreve no cartaz da mostra que é “a página como possibilidade de jogo para a torção da língua. A página como possibilidade de revirar do avesso a língua e a linguagem”.

Luciana explica que “essas imagens que vão se formando são geométricas. Toda a exposição gira em torno das imagens que estão entre imagens geométricas, mas que também apresentam informações aproveitadas de outros impressos”.

A artista aproveita as formas geométricas dos livros de engenharia e cria um novo universo de símbolos no qual insere tiras de papel azul. A exposição como um todo parte de uma investigação sobre as relações entre a escrita e o espaço.

Para Luciana, Ar-reverso tem também a filiação neoconcreta que acompanha a artista. “Existe esse desdobramento da página no espaço. É algo muito característico da poesia experimental brasileira da década de 1950”.

A escolha pelos livros técnicos é um tipo de literatura que se distancia de um sentido narrativo. O titulo Ar-reverso foi retirado da tradução de um dos livros do poeta Paul Celan.

O reverso está relacionado à definição de poesia para Celan e também ao ato de deixar o verso dos trabalhos à mostra, principalmente da série de colagens feitas de tramas de papel.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Público pode retirar ingressos para o Brasília Fitness Open

Está aberta a retirada de ingressos para o Brasília Fitness Open...

Painel de grafiteiros dá cara nova à passagem subterrânea da Asa Norte

A passagem subterrânea da 103/104 Norte ganhou vida no ultimo mês...

Exposição em Brasília celebra 50 anos do Dicionário Aurélio

Brasília recebe, pela primeira vez, parte do acervo de Aurélio Buarque...

Autódromo de Brasília vai funcionar como arena multiúso

Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.