Brasília recebe na próxima quarta-feira (4) a quinta geração de internet móvel (5G). A capital federal será a primeira cidade do país a ter acesso a tecnologia.
O conselheiro Moisés Moreira coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz.
As operadoras vencedoras do leilão e o Ministério das Comunicações também compõem o grupo. As informações são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes o fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar”, informa Moreira.
Para ter acesso à internet 5G é necessário ter um celular que venha com a tecnologia. Os aparelhos mais novos já apresentam a função.
Não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Segundo as operadoras, o celular só precisa ter a função.
Todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.
Brasília foi beneficiada porque exigiu uma menor quantidade de equipamentos em comparação às demais cidades.