O ASSUNTO É

Polícia faz operação contra suspeitos de falsificar vistos em passaportes

Publicado em

Foi deflagrado nesta quarta-feira (8) uma operação contra um grupo suspeito de falsificar documentos para emissão de vistos em embaixadas de Brasília.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil do DF em Guarulhos (SP). A abordagem foi feita em uma agência de turismo e em uma casa.

Segundo as investigações, as falsificações ocorriam por meio de uma agência de turismo, que cobrava R$ 30 mil para auxiliar no processo de emissão de visto. A operação tem apoio da Polícia de São Paulo.

Segundo a corporação, o grupo ajudava no preenchimento dos formulários e agendamento dos vistos.

Além disso, eles também forneciam os documentos fabricados, como comprovante de vínculo empregatício, declarações de imposto de renda, extratos bancários e escritura de imóveis.

O processo de investigação começou, após denúncia de embaixadas, informando o uso de documentos falsos em processos de emissão de vistos.

Oito pessoas foram autuadas em flagrante. Todas devem responder pelo crime de uso de documento falso, com pena de 1 a 6 anos.

A PCDF estima que pelo menos quatro integrantes no grupo, agia também em outros estados, desde 2018.

De acordo com a Operação Medius (intermediário, em latim), os vistos já concedidos com documentos falsos poderão ser cancelados, e os beneficiários podem ser obrigados a retornar para o Brasil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Sesc-DF conquista 75 medalhas no Centro-Oeste de Natação em Cuiabá

Ao todo, a competição reuniu 355 atletas de 34 clubes da região, além de equipes convidadas do Rio de Janeiro e de São Paulo .

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.