Em meio a alegria das festas de São João, alguns cuidados devem ser tomados no mês de junho. O alerta contra queimaduras precisa estar ligado, pois pode ser causado por fogueiras, fogos de artifício ou comidas muito quentes.
A campanha “Junho Laranja” foi lançada pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) com o objetivo de prevenir acidentes nas festividades do meio do ano.
A Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) atendeu mais de 1 mil casos, só neste ano.
No ano passado, foram registrados no Hran 3.127 casos de queimaduras, e 2.084 em 2020. A maioria dos casos está relacionada com líquidos quentes. Crianças são as vítimas mais frequentes.
Ricardo de Lauro, chefe da unidade especializada do Hran dz que ”às vezes as pessoas usam o álcool para desinfetar as mãos e vão cozinhar, por exemplo”.
O médico ainda lembra que um resquício do produto na pele e estar à beira do fogão pode ser suficiente para causar um acidente.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados durante a diversão é prestar atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas, evitar brincar perto de fogueiras e ter cuidado com produtos inflamáveis.