Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Vigilante diz que PT vai com Leandro para o Buriti, mas a prioridade é eleger Lula

Publicado em

O deputado Chio Vigilante, um dos mais destacados quadros do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, disse nesta quinta-feira(02), ao #Radardf, que apesar da Federação (PT/PV/ PCdoB), indicar o nome do deputado distrital Leandro Grass(PV), para disputar o governo local, mas “a prioridade do partido é lutar para eleger o ex-presidente Lula candidato à presidência da República”.

A escolha oficial em torno do nome de Leandro Grass, pode ocorrer em reunião marcada para este sábado (04), convocada pelo Diretório do PT DF.

A MAIS LIDA| Radar Político

É no Congresso que a saúde do DF precisa ser defendida”, diz Marli

Em dezembro do ano passado, o PT local havia lançado o nome de Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), como pré-candidata da legenda ao GDF.

Diante de uma disputa intestinal, entre a professora e o ex-deputado federal Geraldo Magela, pela corrida do Buriti, a decisão foi anulada pela Câmara de Recursos.

O órgão da executiva nacional do PT justificou que o lançamento da candidatura de Rosilene estava em desacordo com a tática nacional do partido, que prioriza uma estratégia de composição com os partidos para favorecer a candidatura de Lula.

LEIA AINDA| Radar Político

Rollemberg faz propaganda na internet de obras que nunca fez; confira!

“Como é quase certo que o nome para liderar a chapa majoritária, para o governo do DF, seja o de Leandro Grass, nós do PT vamos indicar o nome de Rosilene para compor a chapa na condição de pré-candidata a senadora”, disse Chico Vigilante.

Ele disse ainda que apesar de Geraldo Magela, também ter se auto-lançado ao mesmo posto, mas quem decide, oficialmente, pelo nome é a maioria dos membros do partido.

“Tenho absoluta convicção que o nome de Rosilene será o escolhido”

Análise sobre a federação no DF

Durante a conversa que teve com este jornalista, o deputado Chico Vigilante que irá lutar pelo seu sétimo mandato, após ter passado duas vezes como parlamentar pela Câmara Federal e quatro pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, não demostrou muito ânimo em torno da escolha de Leandro Grass para liderar a chapa majoritária ao Palácio do Buriti.

Se forem colocados na balança do peso eleitoral, o quadro político do PT tem muito mais musculatura e capilaridade política no DF, do que o nanico Partido Verde.

Em 2018, Leandro Grass, que será escolhido para disputar Buriti pela federação (PT/PV/PCdoB), foi eleito na rabeira (6.578 votos) entre os 24 distritais eleitos.

Para a maioria da militância petista, a pré-candidatura de Leandro é um projeto “faz-de-conta” que servirá apenas para salvar a eleição do deputado distrital Reginaldo Veras.

Já um atuante integrante do bloco “Unidos pelo PT”, corrente ligada a Geraldo Magela, foi alem: “a candidatura de Leandro para o Buriti é uma piada. Por mim ele pode colocar a sua viola desafinada no saco”, disse.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político