Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa aponta Ibaneis liderando corrida ao Buriti; veja os números

Publicado em

A primeira pesquisa oficial, sobre as eleições no DF, aponta o governador Ibaneis Rocha(MDB), pré-candidato a reeleição, liderando a corrida ao Buriti com 30% de intenção de votos do eleitorado brasiliense.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Idea, encomendada pelo portal Metrópoles, foi divulgada nesta terça-feira(18), registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número DF-09593/2022.

O levantamento feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 a 16 de maio, nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal, mostra que Ibaneis crescerá ainda mais em um próximo levantamento.

LEIA MAIS| Cultura

Sesc realiza projeto Palco Giratório por meio de novas tecnologias; saiba mais

Isto porque o senador José Antônio Reguffe (União), apontado abaixo de Ibaneis, com 10,6% dos eleitores, provavelmente não será candidato a governador, embora tenha gente, como a deputada Paula Belmonte, candidata ao Senado, esperando que ele sirva de escada para favorecer ao seu projeto político.

A deputada federal Flávia Arruda (PL), que aparece em terceiro lugar, na corrida pelo Buriti, com 8,5%, também não será candidata ao governo, mas sim ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis.

O resultado dos números da pesquisa em relação a Flávia Arruda, também enterra de vez algumas vozes que faziam coro para que a ex-ministra lançasse a sua candidatura ao Buriti.

Dito isso, os números da primeira pesquisa Idea, releva também um total esgotamento de todos os chamados pré-candidatos de oposição que pretendem disputar contra o governador. Todos estão longe de alcançá-lo.

A cinco meses para o pleito eleitoral, o somatório dos percentuais dos pré-candidatos como Rafael Prudente (PSB), Leila do Vôlei (PDT), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Keka (Psol),Magela (PT), Rosilene (PT) Lucas (DC) e João Vicente (PCdoB), não chega a 24% das intenções de votos.

A leitura dos números postos, indica, que o governador Ibaneis Rocha continua como franco favorito do eleitorado brasiliense para vencer as eleições em primeiro turno.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas

Titulares que tiveram descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações e sindicatos, foram ressarcidos em...

Mais Radar

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Para tentar inflar o nome, Arruda volta a usar enquetes fajutas de internet

José Roberto Arruda reaparece como o “rei das enquetes falsas”, tentando ludibriar o eleitor do DF com pesquisas sem validade. O ex-governador, que nem bem se livrou da "ficha suja", entra para a mira do TSE e MPF que monitoram práticas consideradas falsas e abusivas.

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político