Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Candidaturas avulsas para o Senado beneficia a reeleição de Ibaneis no DF

Publicado em

As urnas são caixas de segredos e cheias de surpresas no momento que cantam os votos. Pela única vaga de senador, nestas eleições, ao menos três postulantes, ligados a base de apoio à reeleição do governador Ibaneis Rocha(MDB), devem entrar na briga pela senatória.

Entre eles, a única considerada candidata oficial, até agora, da futura chapa majoritária do emedebista, a qual só será registrada em agosto, é a ex-ministra e deputada federal Flávia Arruda (PL).

No entanto, motivada pelo presidente Bolsonaro, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ao se filiar ao Republicanos, no final do mês passado, anunciou a sua candidatura, também, ao Senado.

A ex-ministra ¨terrivelmente evangélica¨, Damares, não tira votos de Flávia Arruda no Distrito Federal, pelo seu perfil conservador, bem como a mulher do ex-governador do DF José Roberto Arruda, também não abala ao projeto de Damares.

Flávia não é bolsonarista raiz, apesar de ter sido ministra do ¨mito¨.

O ex-vice-governador Paulo Octávio(PSD), vem anunciando aos quatro quantos que também vai encarar a corrida para o Senado.

Ele já esteve na Casa, como tal, eleito que foi em 2002 e poderia continuar até 2011, mas preferiu deixar o cargo para se tornar vice de Arruda.

Na compreensão dos analistas políticos de plantão, a candidatura de PO, como é conhecido o político, pode atrapalhar o projeto de Flávia, já que ambos tem quase o mesmo eleitorado.

Na percepção também dos analistas, a candidatura de Paulo Octávio, neste momento, que ainda não há nenhuma candidatura registrada, serve apenas como motor de pressão, para ser ele, ao menos, o primeiro suplente de senador na chapa de Ibaneis.

Uma briga que o governador quer distância e deve ser resolvida entre eles.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da...

Mais Radar

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político