O ASSUNTO É

ROLLEMBERG FAZ DE TUDO PARA ACABAR COM A DEFENSORIA PÚBLICA QUE DEFENDE OS POBRES QUE NÃO TEM COMO PAGAR UM ADVOGADO

Publicado em

1agover3Em apenas 1 ano em oito meses do Governo Rollemberg, mais de cinco mil cidadãos, considerados hipossuficientes, que não tinham dinheiro para pagar um advogado, foram socorridos pelo amparo jurídico prestado pela Defensoria Pública do Distrito Federal. A maioria dessas ações judiciais foi de reclamação contra o Governo de Brasília exigindo o direito de atendimento a saúde e de moradias derrubadas ilegalmente pela Agefis.

                                                                                     

LETRA Em uma página criada nas redes sociais em apoio a Defensoria Pública, servidores criticam as ações tomadas pelo governador Rodrigo Rollemberg que visam tornar o órgão ineficiente. Para os servidores, a Saúde, a Educação e a Segurança Pública e as milhares de famílias ameaçadas de terem suas casas derrubadas, sofrem com a má gestão do governo e com as perseguições implacáveis de Rodrigo Rollemberg.

No entanto não são as únicas áreas atingidas pela ineficiência e pelas maldades do governador. A Defensoria Pública do Distrito Federal está definhando e logo terá que reduzir drasticamente o atendimento.

“A última jogada perversa de Rodrigo Rollemberg foi a de vetar todos os artigos na Lei de Diretrizes orçamentárias que beneficiavam a Defensoria Pública”, diz a denúncia feita na página do facebook. 

Mas, em grande medida, o governador externa um irracional ódio à instituição que garante o direito de ter acesso ao Judiciário por parte dos mais pobres. É a Defensoria Pública, por exemplo, que garante o atendimento à saúde e vagas em creches.

Em recente entrevista concedida ao Radar, o defensor público-geral, Ricardo Batista Sousa, disse que se sentia indignado com a desorganização na Secretaria de Saúde que tem um orçamento de sete a nove bilhões de reais por ano, mas que falta dinheiro para comprar seringas e medicamentos aos hospitais.

“Isso nos obriga a tutelar na justiça ações para defender o direito do cidadão que sai em busca de um medicamento que lhe é negado na rede de saúde pública”, afirmou Ricardo Batista Sousa.

Ele também disse que a Secretaria de Saúde tem um mural de sentenças não cumpridas. Estamos cansados de pedir a prisão do secretário por descumprimento de ordem judicial o que se tornou uma coisa banal. O nosso interesse é que o cidadão seja atendido, afirma Ricardo Sousa.

Por conta da firme posição em defesa dos que precisam do amparo jurídico contra a perseguição e a ineficiência do Estado, a Defensoria Publica virou alvo e inimiga número 1 de Rodrigo Rollemberg.

Nas redes sociais foi também divulgado um vídeo da época da campanha de Rollemberg ao Governo do Distrito Federal. No vídeo o então candidato jurava ajudar e respeitar a Defensoria Pública e que faria um governo voltado para os pobres que não tem acesso a justiça. A realidade, no entanto, é terrível e oposta às promessas. “A Defensoria Pública precisa de socorro. Os vetos precisam ser derrubados”, apelam os defensores públicos.

Da Redação Radar

VEJA VÍDEO NA TV RADAR

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Restaurante do Bem amplia segurança alimentar em Santa Helena de Goiás

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), inaugurou nesta segunda-feira (09/02) o Restaurante do...

Mais Radar

Campanha Não Acabe Com a Minha Festa combate o assédio no Carnaval do DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou o calendário de ações da...

Projeto Divas no Digital abre inscrições para cursos de tecnologia e empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para o projeto Divas no Digital, com...

Eventos de pré-carnaval altera trânsito do DF neste sábado e domingo

Neste sábado e domingo, eventos de pré-Carnaval provocam interdições e desvios em vias da Asa Sul, Cruzeiro, Setor Bancário Sul e Eixo Monumental. O Detran-DF reforça a fiscalização e orienta motoristas a redobrar a atenção.

Detran-DF fica em 1º lugar no ranking de demandas da LAI no GDF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ficou em primeiro...

Mutirão do TRE-DF amplia acesso à regularização eleitoral neste sábado (7)

Com o prazo do cadastro eleitoral aberto até 6 de maio,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.