O ASSUNTO É

Ibaneis autoriza regularização do Villages Alvorada, no Lago Sul

Publicado em

O governador Ibaneis Rocha(MDB), assinou nesta sexta-feira (01), um termo de compromisso para que os 1,2 mil moradores do condomínio Villages Alvorada, no Lago Sul, possam acelerar o trâmite legal dos processo para legalizar e se tornar proprietários de seus respectivos lotes.

De acordo com o chefe do Executivo local, a regularização fundiária tem avançado no Distrito Federal com a publicação de decretos e termos de compromisso que trazem paz social e segurança jurídica aos moradores.

Em três anos, 47 processos foram concluídos e dezenas de outros estão em andamento.

“Quando me propus a ser governador, eu me comprometi a regularizar esses condomínios. O que as pessoas esperavam do governo era um processo de regularização que trouxesse segurança às famílias, tratando vocês com o respeito que merecem. E é isso o que temos feito. Regularizamos muito mais do que foi regularizado nos últimos 10 anos e chegaremos ao momento em que teremos a paz social nos condomínios, onde as pessoas vão poder dizer que são proprietários de seus terrenos”, destaca o governador Ibaneis Rocha.

Na prática, o condomínio torna-se responsável pela elaboração e a execução dos projetos de urbanismo, infraestrutura e aqueles relacionados ao licenciamento ambiental, como drenagem pluvial, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica, pavimentação, entre outros, além de estudos ambientais.

Como funciona

Daqui para frente, o processo se dará da seguinte forma: o condomínio deve providenciar e obter a aprovação dos projetos de infraestrutura e licenças junto aos órgãos competentes, como Caesb, CEB, Seduh e Brasília Ambiental. Depois que tudo estiver aprovado, a Terracap encaminha a documentação para publicação de decreto pela Casa Civil.

Em seguida, a regularização é encaminhada para registro em cartório.

Depois, é aberta a venda direta aos moradores, nos moldes da Terracap. E, por fim, a escritura definitiva é entregue no ato de compra e venda dos imóveis.

Os custos de elaboração e execução dos projetos são responsabilidade dos moradores do condomínio, não cabendo qualquer repasse financeiro entre as partes envolvidas no acordo. Esse modelo de regularização tem respaldo na lei federal nº 13.465/2017.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Estelionato eleitoral: uma fraude silenciosa que engana o eleitor do DF

Entre promessas vazias e candidaturas inviáveis como a de Arruda, o estelionato eleitoral corrói a disputa eleitoral no DF, desperdiça dinheiro público e engana o eleitor com falsas esperanças que evaporam antes do voto.

Mais Radar

Projeto Divas no Digital abre inscrições para cursos de tecnologia e empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para o projeto Divas no Digital, com...

Eventos de pré-carnaval altera trânsito do DF neste sábado e domingo

Neste sábado e domingo, eventos de pré-Carnaval provocam interdições e desvios em vias da Asa Sul, Cruzeiro, Setor Bancário Sul e Eixo Monumental. O Detran-DF reforça a fiscalização e orienta motoristas a redobrar a atenção.

Detran-DF fica em 1º lugar no ranking de demandas da LAI no GDF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ficou em primeiro...

Mutirão do TRE-DF amplia acesso à regularização eleitoral neste sábado (7)

Com o prazo do cadastro eleitoral aberto até 6 de maio,...

Ação Carnaval Sem Assédio é lançada pelo quarto ano consecutivo no DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) lança o calendário de atuação da...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.