O ASSUNTO É

ROOSEVELT VILLELA DEFENDE MELHOR ATENÇÃO AOS PORTADORES DE LÚPUS NO DF

Publicado em

1adeputadorooselvetO deputado Roosevelt Villela reuniu portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico e autoridades medicas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal , durante uma reunião pública ocorrida nesta terça-feira (10) na Câmara Legislativa para celebrar o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus e propor alternativas que visem prestar mais informações sobre a doença rara e misteriosa que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo.

                                                                  

LETRA Ainda é uma incógnita para a Secretaria de Saúde a estatística de pessoas acometidas por lúpus no Distrito Federal, já que a doença é rara e pouco se tem informação sobre ela. No Brasil, segundo o deputado Roosevelt Villela, a estimativa é que tenham no país cerca de 20 mil pessoas portadoras da patologia sendo a maioria mulheres. As autoridades médicas acreditam que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Ao Radar o distrital afirmou que resolveu realizar a reunião pública com o objetivo de despertar a conscientização da população do Distrito Federal para uma doença com poucas informações de como ela se manifesta e qual a forma de tratamento.

“Estou propondo a Secretaria de Saúde que promova campanhas educativas e de prevenção, e que implante um sistema de dados para mapear a população atingida”, disse. Ele lembrou que os estudos disponíveis mostram que tanto a sobrevida quanto a qualidade de vida dos doentes de lúpus depende de seu status socioeconômico e da qualidade da atenção que recebem o que demonstra a necessidade de que políticas públicas específicas, voltadas para esse grupo de doentes, sejam formuladas.

Roosevelt defendeu a isenção de impostos, mas salientou a dificuldade da medida porque na hierarquia dos pleitos, as doenças raras não são contempladas. O reumatologista Rodrigo Lima na sua exposição explicou que doenças raras como lúpus ficam são comparadas a doenças comuns, como o diabetes.

O desconhecimento dos sintomas pela população, a falta de preparo das equipes de saúde primária para o diagnóstico, e as dificuldades de acesso a medicamentos modernos e tratamento adequado, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são alguns dos principais problemas enfrentados pelos doentes.

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de etiologia múlti fatorial e não totalmente esclarecida, que afeta a pele, as articulações, os rins, o sistema nervoso e outros órgãos do corpo.

A presidente da Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas (Amavi), Lauda Santos, cobrou a publicação do protocolo clínico do lúpus o que ainda não foi feito pelo Ministério da Saúde. “Nossa postura é de enfrentamento com os órgãos, queremos evitar a judicialização do tratamento, porque o acesso à saúde é um direito dos pacientes”, argumentou.

Da Redação Radar

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB registra lucro líquido de R$ 518 milhões no no 1º semestre de 2025

O BRB fechou o 1º semestre de 2025 com lucro recorrente de R$ 518 milhões (+461,6%), impulsionado por clientes, crédito e captação. “São resultados sólidos, fruto de estratégia de crescimento e proximidade”, disse o presidente Paulo Henrique Costa.

Mais Radar

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.