Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Federação pode levar Izalci apoiar reeleição de Ibaneis; saiba por quê

Publicado em

A comemoração do senador Izalci Lucas (PSDB), sobre uma possível federação partidária entre o PSDB e o MDB, a qual forçaria o governador do DF, Ibaneis Rocha, ter que mudar de partido, pode ter um efeito contrário, caso a fusão temporária se concretize.

Izalci chegou a comemorar uma possível fusão entre o PSDB e MDB e disse em entrevista a jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, que “Ibaneis terá que procurar outro partido, se quiser ser candidato à reeleição”.

Conforme os analistas políticos, que acompanham as negociações, que vem sendo feitas entre os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi, para uma federação partidária, quem pode ter que deixar o ninho tucano, ou ser aliado de Ibaneis Rocha, candidato a reeleição, é o próprio Izalci.

Se for consolidada a fusão temporária, estados como Alagoas, Pará e o Distrito Federal, onde os governadores são do MDB, permaneceriam com seus projetos políticos totalmente intactos, para as eleições de 2022.

LEIA MAIS

Caixa está pagando abono salarial; veja quem tem direito

Nestes três estados, o PSDB terá que desistir da cabeça de chapa, como ocorre no DF onde o senador Izalci diz ser candidato ao Buriti.

No entanto, isso não pode ser dado como favas contadas de que realmente às duas legendas possam de fato se unir em torno de uma federação partidária.

Mas, se prosperar a fusão temporária e permanecendo no PSDB,  Izalci será apenas um cabo eleitoral de Ibaneis, simples assim.

Se deixar o partido, a  ex-governadora Maria de Lourdes Abadia está pronta para voltar para o comando do PSDB DF.

Nas duas situações, Izalci pode perder muito.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da...

Mais Radar

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político