Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Corrida de “Anões”: Deputados nanicos terão dificuldades de reeleição

Publicado em

Na nova linguagem surgida, em meio a corrida eleitoral de 2022, “anãos”, é um conceito criado por cientistas políticos brasilienses, para classificar deputados distritais eleitos em 2018, com poucos votos, mas que tentarão a reeleição em outubro desse ano.

Nesse contexto, entre os 24 atuais deputados distritais, três deles estão classificados, segundo os cientistas políticos, como “candidatos anãos”.

LEIA MAIS

Mãe da bebê Alice, do comercial do Itaú, condena memes da filha

É o caso de Júlia Lucy (Novo), eleita com 7.655 votos; Reginaldo Sardinha (Avante), eleito com 6.738 votos, e Leandro Grass (Rede), eleito com 6.578 votos.

Lucy e Sardinha irão tentar a reeleição.

Já Leandro Grass, decidiu sair candidato ao governo do Distrito Federal.

LEIA AINDA

Sai daí, Zélio! Não há diretor que dê jeito no Detran; só a polícia na causa

Para isso, o distrital terá que arrancar das urnas mais de 1 milhão de votos, para poder sentar na cadeira numero 1 do Buriti.

Voltando à corrida de anões, para o legislativo brasiliense, tem especialistas preparando “nominatas” só para esse grupo de candidatos que se enquadra como tal.

A disputa travada pelos “olheiros políticos” é grande para formar um grupo de candidatos anões de três a oito mil votos.

Na avaliação dos cientistas políticos, uma nominata bem montada, com os anãozinhos, pode ajudar ao menos um deles, ou seja, o que mais se esforçar, a alcançar o pódio do parlamento brasiliense.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média....

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político