O ASSUNTO É

Texto-base que define novo Código Eleitoral é aprovado pela Câmara

Publicado em

Por 378 votos a favor e 80 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (9) o texto-base do projeto de lei que institui o novo Código Eleitoral.

Antes de ser enviada ao Senado, os deputados ainda precisam analisar os chamados destaques, que são sugestões de alteração na matéria.

O novo Código Eleitoral estabelece a  proibição de divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito e obriga os institutos informarem o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.

A proibição de divulgação de pesquisas de institutos confiáveis, às vésperas das eleições, segundo alguns analistas  pode estimular a circulação de números falsos, que podem confundir os eleitores.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas foram realizada em 2025, em todo o país, Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o maior...

Mais Radar

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Últimas do Radar