Ibaneis assina acordo com a União para construção de novo bairro

Publicado em

Foi assinado nesta segunda-feira (5), um protocolo de intenções entre o  Governo do Distrito Federal (GDF) e a União,  para ser construído um novo bairro dentro do Plano Piloto.

A área chamada de Pátio Ferroviário de Brasília (PFB), que fica  próximo ao Eixo Monumental, pode ganhar 21 mil imóveis para abrigar 63 mil pessoas, numa área de mais de 4,2 milhões de metros quadrados.

O acordo vai permitir o aperfeiçoamento do Plano de Uso e Ocupação do Solo, bem como o parcelamento e o projeto de alienação do imóvel, etapas essenciais dentro do cronograma de nascimento do novo bairro.

“Nós tínhamos uma preocupação muito grande com o que poderia ser feito ali naquela área. A cerimônia de hoje tem um significado muito grande porque poderemos ter um dos bairros mais bonitos da cidade, atendendo todas as necessidades. Vamos transformar Brasília”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, “a assinatura do protocolo de intenções define, regulamenta e formaliza a conjunção de esforços no sentido de criar um novo bairro”, diz.

Ainda segundo o titular da pasta, a estruturação financeira para desenvolvimento do projeto e venda dos futuros lotes será realizada pelo Banco de Brasília (BRB).

O Plano de Ocupação do Pátio Ferroviário foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com os militares e com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal. De...

Mais Radar

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.