O ASSUNTO É

SÃO SEBASTIÃO: ATENDIMENTO DE COMBATE A DENGUE COMEÇA NESTA SEXTA

Publicado em

ATENDIMENTODENGUESegunda região administrativa com o maior índice de casos de dengue confirmados neste ano — 166, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde —, São Sebastião recebe uma unidade de atenção à dengue a partir desta sexta-feira (19). A estrutura, que segue o modelo inaugurado em Brazlândia no dia 11, funcionará de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e ficará em frente à unidade de pronto-atendimento (UPA) da região, na Quadra 102, Conjunto 1, Setor Residencial Oeste.

                                                                       

LETRA No início da manhã de quarta (17), um trator da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi usado para a roçagem do terreno, e garis do Serviço de Limpeza Urbana limparam o local. Nesta quinta-feira (18), funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montaram três barracas de 33 metros quadrados. Para proteger os pacientes do sol, as tendas ficarão embaixo de outras três estruturas no estilo pirâmide, de 100 metros quadrados cada uma, transferidas do Centro de Saúde de São Sebastião. A princípio, haverá dez leitos com suporte para soro, mas o número pode variar de acordo com a necessidade.

Atendimento

Antes de serem transferidos para a unidade de atenção, os pacientes devem passar pela UPA para a triagem. Casos de suspeita de dengue serão encaminhados para as tendas, onde a equipe médica fará testes rápidos e hemogramas, cujos resultados demoram de 20 minutos a uma hora. Também haverá área de hidratação e medicação venosa e oral. Diferentemente de Brazlândia — que tem um setor pediátrico no hospital regional —, a estrutura montada pelo Samu em São Sebastião receberá crianças com suspeita da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

As pessoas com sintomas mais graves continuarão sendo transferidas para o centro de saúde da região administrativa. No caso das crianças, se o quadro não for identificado como dengue, elas serão direcionadas à pediatria do Hospital Regional do Paranoá, já que São Sebastião não tem uma unidade desse porte.

Para garantir o fluxo de atendimento de 150 pessoas por dia, as tendas contarão com três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem diariamente, além de servidores da Secretaria de Saúde para supervisionar a ação. As equipes serão integradas por profissionais da atenção primária de São Sebastião, das Asas Sul e Norte, do Itapoã e do Paranoá. Se houver aumento na demanda, mais equipes serão deslocadas.

Brazlândia

Escolhida para receber a primeira unidade de atenção à dengue por ser a região administrativa com o maior índice da doença, Brazlândia conta com as tendas de apoio desde o último dia 11. A capacidade da estrutura é para 250 pacientes por dia. Até o fim de quarta-feira (17), 1.051 pessoas foram atendidas. Dessas, 877 passaram pelos testes rápidos, e 243 foram confirmadas com dengue. As barracas de lona contam com 15 leitos e funcionam no estacionamento do Hospital Regional de Brazlândia de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com possibilidade de ampliação para os fins de semana.

Postado por Radar/Fonte: Agência Brasília

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roubalheira contra aposentados do INSS fará Lula sangrar até a eleição

Lula trabalhou para blindar seu ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, por saber que a roubalheira no INSS poderia atingir seu filho, Lulinha, e seu irmão, Frei Chico.

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.