Será instalada nesta terça-feira (27), a primeira reunião oficial do colegiado da CPI da Covid que irá escolher seus membros que, por sua vez, elegerão presidente e vice.
A CPI será instalada às 10h no Senado.
A tendência é que a presidência da CPI fique com Omar Aziz (PSD-AM), tido como independente, e a vice com Randolfe Rodrigues (Rede-AP), da oposição.
O entendimento é que Renan Calheiros (MDB-AL) assuma a relatoria.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticou, nesta 2ª feira (26), a liminar que impediu o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de assumir a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito.
Em nota, Pacheco disse que a questão “não admite interferência de um juiz”.
“A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes”, afirmou o presidente do Senado.
Um juiz federal de Brasília decidiu, em caráter liminar, que Renan Calheiros não poderá ser o relator da CPI da Covid, que investigará a conduta do governo federal no combate à pandemia.
A ação foi ajuizada pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que trabalhava para afastar Renan do cargo, por ser um forte crítico ao governo.