O ASSUNTO É

Imagem pública da CLDF é positiva para 75% dos brasilienses; recorde de aprovação

Publicado em

Pesquisa de opinião realizada em todo o Distrito Federal revelou que a Câmara Legislativa é considerada “importante” ou “muito importante” para 75% dos brasilienses.

LEIA MAIS

Forças de Segurança de Goiás atuarão para flagrar compra de votos nas eleições deste domingo

Esse foi o melhor resultado já registrado desde o início da série histórica, em fevereiro de 2011. Nos últimos dois anos, a aprovação cresceu 21 pontos percentuais.

Os que avaliaram como “pouco importante” ou “sem importância” ficaram em 23%, contra 43% na pesquisa de dezembro de 2018. A aprovação do “desempenho da CLDF” subiu de 8%, em 2015, para 26%, enquanto a avaliação negativa caiu de 57% para 22%.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), ressalta que, nesses dois anos de gestão, a Câmara priorizou a transparência e a economia nos gastos, facilitando o acesso às informações e também aumentando a produtividade.

“O resultado da pesquisa mostra que a população reconheceu nosso trabalho, mas também serve como um alerta: Ela está a cada dia mais bem informada dos trabalhos legislativos”, observa Prudente.

Já o vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), destacou alguns fatores que explicam a melhoria da imagem positiva da CLDF:

“Primeiro, o trabalho dos 24 deputados distritais, que não ficam em seus gabinetes e sim ouvem as reivindicações da sociedade; segundo, a transparência da Casa; terceiro, a proximidade que Câmara está tendo com a população”.

Para o coordenador de Comunicação Social da CLDF, Orlando Rangel, a pesquisa reflete o empenho dos parlamentares e servidores para melhorar a imagem institucional da Casa.

Entre as ações mais importantes, ele destacou o novo Portal CLDF, inaugurado nesta quinta-feira (12), o fortalecimento das redes sociais, bem como a implementação do Portal da Transparência e da Agência de Notícias, ambos em fase de elaboração.

“Estamos muito focados em informar com qualidade e transparência. Há outros projetos sendo desenvolvidos que irão aproximar ainda mais a sociedade da CLDF”. afirmou.

O chefe do Núcleo de Comunicação Interna da CLDF, Daniel Galindo, ressalta que melhoria da imagem institucional deve-se ao “esforço que a Casa está empreendendo para aumentar a transparência na sua atividade legislativa”.

Para ele, a melhoria nas campanhas publicitárias, mais alinhadas aos compromissos institucionais da CLDF, e o novo painel eletrônico de votação, por exemplo, ajudaram a “trazer a sociedade para dentro das discussões”.

Do total de entrevistados, 95% consideram importante que a CLDF preste contas à população sobre ações e benefícios que tenha realizado.

Já 55,3% disseram que foram impactados por notícias da CLDF nos últimos meses, sendo 40,3% pela TV; 26,9% nas redes sociais; 19,5% em sites de notícias; e 6,2% no rádio.

Com informações da CLDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Reguffe e Arruda: o estranho namoro entre um moralista e um “ficha suja”

A política brasiliense volta a surpreender: Reguffe, ícone da moralidade, pode unir forças com Arruda, velho conhecido dos tribunais, numa aliança que mistura conveniência e contradição.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar