Ibaneis assina acordo para regularizar Vicente Pires; 50 mil pessoas serão beneficiadas

Publicado em

Após sofrer durante quatro anos com o temor das derrubas de casas, a população de Vicente Pires, enfim, ganhou nesta quinta-feira(29), a garantia da segurança jurídica de suas moradias perante acordo assinado pelo governador Ibaneis Rocha com o governo da União.

O objetivo do acordo assinado entre o chefe do poder Executivo local com a União é de assegurar dignidade à população de uma região administrativa que nos últimos dois anos vem ganhando um olhar diferenciado por parte do GDF, em decorrência das grandes obras de infraestrutura na cidade.

Vicente Pires surgiu e cresceu em cima de 1.600 hectares da fazenda denominada Brejo ou Torto, pertencente ao governo da União e administrada pela Terracap.

Entre os anos de 2017 a 2018, o governo passado, promoveu derrubadas de centenas de imóveis em processo de regularização, embora o GDF , na época, já pudesse utilizar a lei federal 13.465/2017 para a promoção da regularização fundiária no Distrito Federal.

A lei foi fruto de uma Medida Provisória (MP), encaminhada ao Congresso pelo presidente da República, Michel Temer (MDB).

Na manhã de hoje (29), a lei criada por Temer, foi lembrada pelo governador Ibaneis Rocha(MDB). “Se essa lei tem um pai, o pai foi Michel Temer”, disse ele.

Pelo protocolo de intenções, firmado com a União, cerca de  13 mil imóveis serão regularizados o que beneficiará cerca de  50 mil pessoas.

O governador destacou a celebração do ato como “histórico” para a população de Vicente Pires que aguardava pela segurança jurídica de seus imóveis e que durante o governo passado conviveu com o terror das derrubas praticadas pela antiga Agefis.

“As pessoas que moram em Vicente Pires não são invasoras. O Estado chega hoje nesta data e dá a eles a dignidade que lhes foi roubada lá atrás, quando construíram as suas moradias”, destacou o governador.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal. De...

Mais Radar

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.