O ASSUNTO É

Projeto sobre transparência dos dados de radares eletrônicos é aprovado por comissão

Publicado em

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira (30), o projeto de lei nº 152/2019, de autoria do deputado Delmasso (Republicanos), que garante acesso a uma série de dados sobre medidores de velocidade instalados no DF.

O Cadastro Distrital de Instrumentos Fixos de Fiscalização Eletrônica de Trânsito reúne informações como localização, estudos que justifiquem a instalação e especificações técnicas, sobre instrumentos como pardais e barreiras eletrônicas. Além de promover maior segurança no trânsito, a finalidade do PL é proporcionar maior transparência sobre métodos de fiscalização, que são, frequentemente, acusados de irregularidades. O acesso ao Cadastro será feito através do site oficial da autoridade administrativa responsável.

Táxi Social – Outro projeto redigido por Delmasso aprovado na reunião de hoje é o PL nº 829/2019, que institui o Táxi Social, política distrital que visa a facilitar o acesso a serviços de transporte individual para a parcela da população que possui baixa renda e incentivar a continuidade do trabalho de taxistas.

Para alcançar esse objetivo e tentar equiparar a desigualdade nas condições de trabalho entre taxistas e motoristas de aplicativos como Uber e 99, a proposta prevê medidas como estudos sobre a viabilidade de cobrança de taxas a preço popular e a criação de um aplicativo específico para táxis.

O parlamentar enxerga a matéria como forma de remediar a atual diminuição do número de taxistas no DF. “Sabidamente a categoria tem sofrido grandes perdas com a inevitável modernidade que rapidamente engole muitos serviços, inclusive o tão tradicional serviço de transporte de passageiros individuais. A proposição vem ao encontro dos anseios tanto da família taxista como da sociedade em geral que almejam por usufruir de um serviço a preço justo e com concorrência justa e ordeira”, justificou.

Reciclagem de Veículos – Mais um projeto aprovado nesta tarde, o PL nº 1206/2020 prevê diretrizes de reciclagem para veículos obsoletos, os que possuem mais de 20 anos de fabricação. Para diminuir impactos ambientais, consumo de combustíveis fósseis e acidentes de trânsito, a propositura do deputado José Gomes (PSB) torna responsabilidade de fabricantes o monitoramento e o descarte correto de resíduos sólidos e carcaças, de forma que possam ser tratados ou reaproveitados em seu próprio ciclo produtivo ou no de outros produtos. Um dos princípios da propositura é, também, o incentivo à troca de carros antigos por meio da facilitação da compra de novos ou semi-novos.

Além destes projetos, foram aprovadas na reunião de hoje 146 indicações ao Poder Executivo. Estiveram presentes os deputados Valdelino Barcelos (PP), Reginaldo Sardinha (Avante) e Daniel Donizet (PL).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar