O ASSUNTO É

Mulheres debatem falta de saúde durante Jogos Mundias dos Povos Indígenas

Publicado em

MULHERESSAUDE INTROA falta de políticas públicas e condições para tratamento de mulheres indígenas provocam mortes de mulheres e crianças nas aldeias. Essa é a preocupação das participantes da oficina de saúde da mulher indígena, ocorrida hoje (25), na vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), em Palmas, Tocantins.

A falta de políticas públicas e condições para tratamento de mulheres indígenas foi debatida na Oca da Sabedoria Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enquanto atletas índios do mundo inteiro disputavam várias competições na Arena Verde, ao lado, na Oca da Sabedoria, mulheres debatiam os problemas de falta de assistência às indígenas brasileiras. Diabetes, câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis são alguns dos problemas enfrentados.

“As mulheres sentem falta de políticas públicas para a saúde da mulher e da criança indígena. Nas aldeias elas sentem falta de uma saúde de qualidade”, disse Mirian Terena, do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas. Ela lembrou ainda que a assistência deficitária à saúde da mulher prejudica também as crianças, que ficam mal alimentadas.

“Os dados sobre doenças são graves, com criança desnutrida, uma vez que se a mulher não está bem, a criança também não estará. As mulheres são as que mais sofrem com essa ausência [de políticas públicas]”, diz Miriam. “Infelizmente a saúde indígena passa por uma situação caótica e a mortalidade infantil está grande”, acrescentou Samira Tsibodowapré, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Os JMPI promovem, além de competições esportivas de integração, diversos debates e painéis sobre questões indígenas envolvendo saúde, cultura e esporte e direitos humanos. Os JMPI acontecem em Palmas até o dia 31 de outubro.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.