O ASSUNTO É

RACHA SILENCIOSO NO PMDB-DF: FILIPPELLI É RECONDUZIDO À PRESIDÊNCIA DO PARTIDO POR 89 VOTOS EM UMA CONVENÇÃO VAZIA

Publicado em

CONVENCAOPMDBO ex-vice-governador Tadeu Filippelli foi reconduzindo à presidência do PMDB-DF com apenas 89 dos votos (60%) dos convencionais presentes na Convenção Regional do partido, ocorrida neste domingo (25). O auditório do Palácio do Comercio, na Asa Sul, estava praticamente vazio.

O baixo quórum foi traduzido por alguns convencionais como o inicio da decadência política de um dos homens mais fortes da política local e que domina a legenda desde 2009 ao tomar o partido do controle do ex-governador Joaquim Roriz.

A pouca presença dos convencionais teria sido um boicote camuflado diante da falta de alternância no comando do Partido que reconduziu Tadeu Filippelli em chapa única. O vice-presidente da República, Michel Temer, que havia prometido prestigiar o correligionário, não compareceu ao evento.

Apesar de ter sido derrotado nas eleições do ano passado, quando concorreu como vice- governador ao lado de Agnelo Queiroz (PT), no entanto Filippelli continua com forte influência no Governo Federal pelas mãos do vice-presidente da República, Michel Temer.

No início do ano ele foi nomeado como chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, mais foi exonerado no dia 1 deste mês. Ele espera por uma nova nomeação já garantida por Temer.

O poder de fogo do ex-vice-governador, não se limita ao Executivo Federal, se estende também à Câmara dos Deputados e a Câmara Legislativa onde abriga parentes, aderentes e a turma da “cozinha”. A maioria dos candidatos que disputou pela legenda na eleição passada se queixa de ter sido abandonado inexplicavelmente pelo cacique peemedebista. Até mesmo entre os de mandatos murmuram pelos quantos por ter que acomodar em seus gabinetes alguns indicados de Filippelli.

A convenção vazia desde domingo indica que o clima no PMDB local é de um racha sorrateiro e silencioso. O que mais chamou a atenção foi às ausências do primeiro suplente Hermeto e segundo suplente Daniel de Castro e Georgiano Trigueiros, que somados representaram mais de 23 mil votos.

O deputado distrital Robério Negreiros, que obteve mais de 25 mil votos, quantitativos estes garantiram a vaga de Wellington Luiz, e Rafael Prudente na CLDF, também não compareceu a convenção desde domingo.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Órgãos negligenciam pedido de Ibaneis para destravar o Polo Verde do JB

AJAB cobra regularização de área de assentamento do Polo Verde desde 1998, mas pouca presença de órgãos do GDF frustra empresários. Entidade propõe concessão de lotes e emenda ao PDOT para garantir segurança jurídica e desenvolvimento sustentável.

Mais Radar

GDF e CBF firmam acordo contra racismo no país

Um acordo de cooperação técnica foi firmado entre o Governo do...

Editais do Negocia-DF pode regularizar dívidas de ISS e ICMS

Dois editais de transação tributária foram lançados pelo Governo do Distrito...

Metrô-DF altera horário de funcionamento neste fim de semana

O funcionamento do Metrô será alterado neste fim semana, devido ao...

Carteiras de identidade emitidas em julho batem recorde na PCDF

Em julho deste ano, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Detran-DF lança curso de capacitação em transporte de passageiros

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso Capacitação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.