O ASSUNTO É

“Pico da pandemia já acontece no DF, mas ninguém sabe quando vai começar a queda”, diz presidente da Codeplan

Publicado em

Presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal- Codeplan, Jean Lima, disse nesta terça-feira (14) que as estimativas indicam que o DF pode estar passando pelo pico da covid 19. 

“Estamos em uma espécie de platô [cenário de estabilidade]. Não dá pra estimar exatamente quando vai começar a queda, mas até o dia 25 devemos manter o patamar de padrão de crescimento diário”, disse. É preciso avaliar dia após dia.

Ele mostrou que, nas últimas três semanas, o DF teve queda no número de infectados em termos percentuais – a média foi de 3,7% para 3,1% até que chegasse a 2,3%.

“Temos tido queda no número de casos e estabilidade na demanda de leitos de UTI. Nos últimos 14 dias, tivemos demanda de 37% e novos leitos, que passou a 13% na última semana”, esclareceu o presidente.

O reflexo em casos graves e de óbitos se dá mais adiante.

Jean Lima relatou que o impacto da reabertura do comércio na taxa de mobilidade foi pequeno – de 5% a 6% no fluxo de passageiros do transporte público e de 8% a 10% no volume de carros nas ruas.

Também foi pouca a variação na taxa de isolamento. O auge, entre março e abril, tinha em torno de 68% de isolamento. Antes da abertura, em 25 de maio, foi para 44%. Agora, o índice é de 42,29%.

“Com esse dado, avaliamos que o isolamento social já não é prática adotada pela população”, apontou o presidente da Codeplan.

“A abertura é controlada porque os setores precisam voltar. Há mais de cem dias alguns setores estão fechados, o que impacta na economia, geração de emprego e renda. Ao mesmo tempo, a saúde ganhou tempo para colocar mais leitos de UTI – em 14 dias, foram 43% novos leitos. É esse tipo de avaliação que fazemos”,  afirmou Jean Lima.

Na quarta-feira (15), o calendário de flexibilizações permite abertura de bares e restaurantes.

“Não estamos voltando às condições normais, mas retomando a atividade econômica em ambiente controlado”, apontou o presidente da Codeplan.

De acordo com ele, a responsabilidade também é dos estabelecimentos, que não podem permitir aglomerações, devem exigir o uso de máscaras, devem disponibilizar álcool em gel, além de manter a distância de mesas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Definidas as datas para pagamento do IPVA 2026

Foram definidas as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2026. O calendário...

Mais Radar

Definidas as datas para pagamento do IPVA 2026

Foram definidas as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre...

Eventos no Autódromo Internacional de Brasília alteram o trânsito na Asa Norte

Por causa dos eventos que serão promovidos no Autódromo Internacional de...

GDF lança novo canal para denúncias de violações de direitos humanos

O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quinta-feira (27), o...

Atraso na conta de energia pode ser negociado até 31 de dezembro

Consumidores com a conta de energia em atraso, podem negociar o...

Mais de 2 mil famílias são incluídas no Cartão Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 2.243 novas famílias no...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.