O ASSUNTO É

GDF inaugura hoje (13) hospital acoplado ao HRC para pacientes com covid-19 em Ceilândia

Publicado em

A parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o setor privado, neste caso a empresa JBS, para enfrentar a pandemia de covid-19 resultou na construção de um hospital acoplado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Com inauguração prevista para esta segunda-feira, 13, o hospital é uma resposta do governo aos altos índices de casos da doença na região Oeste do DF.

Com cerca de 1.015 metros quadrados de construção, o hospital contém 54 módulos hospitalares refrigerados e será ligado ao HRC. Sua estrutura é formada por 73 leitos, sendo 70 de enfermaria e três com suporte respiratório.

Na semana passada, quando a obra já estava basicamente concluída, a Secretaria de Saúde do DF divulgou informações assegurando que a construção do hospital vai permitir a ampliação dos leitos na rede pública de saúde de Ceilândia.

A medida atende diretamente a situação da crítica da Região Administrativa que, atualmente, é campeã em números de infectados e de óbitos  por covid-19 no DF.

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, ontem (12), mostra que na região Oeste, que compreende também Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol, o número de contaminados era de 10.310 e de mortos chegava a 207.

Mas é em Ceilândia, conforme mostra o boletim, que se concentra a maior incidência de casos e mortes. Até ontem a RA tinha 9.385 casos confirmados e 190 mortes.

Com a inauguração do hospital acoplado ao HRC, o GDF tenta controlar a situação pandêmica em Ceilândia e região.

Tanto que outro hospital de campanha, que segundo a Secretaria de Saúde, deve ficar pronto nos próximos 60 dias, também está sendo edificado com 60 leitos, sendo 20 com suporte respiratório e 40 de enfermaria.

A superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio, chegou a comentar sobre a construção do hospital  a ser inaugurado hoje.

De acordo com ela, a obra estaria sendo finalizada em um momento oportuno, já que os casos de covid-19 continuam aumentando na região.

“O Hospital Acoplado está em fase de conclusão, em acabamento e chegada de mobiliários. Esta é uma grande entrega à população do DF”, disse Florêncio.

A superintendente também falou sobre o futuro do hospital após a pandemia. “O HRC será contemplado com 73 leitos de retaguarda para Covid-19 e pós-pandemia ficará o legado de leitos clínicos no hospital.”

.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança aplicativo gratuito de inteligência artificial que fortalece cuidado em saúde mental

Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a contar, agora, com a SAMia. A plataforma digital é...

Mais Radar

Brasil apresenta planos à coalizão global para vacinas e medicamentos

O Brasil ocupa a presidência da “Coalizão Global para Produção Local...

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS)...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.