O ASSUNTO É

PARQUE DA CIDADE RECEBE MERCADO DO PRODUTOR

Publicado em

De sábado (3) a segunda-feira (5), quem passar pela Administração Parque da Cidade vai poder dar uma volta pelo Mercado do Produtor Rural. Produtos de horticultura são o forte do espaço, envolvendo a produção de pelo menos 70 famílias. São 22 boxes com produtos de panificação e bebidas artesanais, como café, sucos, pães, massas, bolachas e cucas, entre outras opções da cozinha artesanal. Geleias, mel, leite (e derivados), carnes (embutidos) e peixes também podem ser encontrados.

A instalação é parte da campanha do Sebrae “Compre do Pequeno Negócio”, criada para incentivar o empreendedorismo. Essa é uma das ações que vão celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro. Para o secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena, a iniciativa pode impulsionar o desenvolvimento, principalmente a valorização da região rural. “O Parque da Cidade, assim como o espaço da Torre de TV estão abertos para ações como essa, que valorizam o brasiliense, tanto da cidade quanto do campo”, afirmou.

Segundo Recena, “o turismo sobrevive muito também graças ao trabalho desenvolvido pelos produtores e empresários da revenda, que atraem turistas com derivações das matérias-primas locais e que hoje representam 27% do PIB local”, disse. Ele lembra que “quando você compra do pequeno, você deixa recursos na cidade e ajuda famílias produtoras locais”.

No DF, três eventos contribuirão com a missão do Movimento: a Semana de Capacitação, o Fomenta Distrital e o Mercado do Produtor Rural. “Nosso objetivo é qualificar os donos de pequenos negócios com conhecimento chave para que aumentem as vendas e o faturamento e esclarecer a população sobre os benefícios de comprar produtos e serviços de empresas locais”, explica Alexandre Sá, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae no DF.

De acordo com o Sebrae, as vantagens da campanha são para empresas locais, que fazem parte da rotina, cujos donos provavelmente conhecem o cliente pelo nome. “O Movimento gera emprego e renda, melhorando a qualidade de vida do local, alimenta a cadeia produtiva com outros pequenos negócios, incentiva atitudes sustentáveis – resolver tudo perto de casa, sem precisar de carro, por exemplo – e estimula a convivência nos locais”, garante Sá .

Um levantamento do Sebrae mostra que os 180 mil pequenos empresários do Distrito Federal produzem cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto) local. Em época de crise econômica, a entidade lançou a campanha “Compre do Pequeno Negócio” para incentivar produtores locais.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

As famílias de baixa renda poderão financiar imóveis mais caros pelo Minha Casa, Minha Vida. Em áreas rurais, o reajuste alcança famílias com renda...

Mais Radar

Brasília recebe evento de Drift com clima de Halloween e muita adrenalina

Brasília recebe evento de Drift no dia 24 de outubro, no Brasília Kart. Noite de Halloween com adrenalina, manobras e diversão.

Campeonato Brasileiro de Muay Thai agita o JK Shopping neste sábado

Brasília neste sábado (19) será palco do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que promete muita adrenalina e lutas emocionantes no JK Shopping.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.