O ASSUNTO É

GDF disponibiliza mais de 300 mil kits de testes rápidos para a população; testagem inicia no dia 6 de julho

Publicado em

Os 300 mil kits de testes rápidos para detecção de anticorpos IGM de covid-19 doados ao Governo do Distrito Federal estarão disponíveis para a população a partir desta segunda-feira, 6 de julho. Esses kits reforçarão a testagem na rede pública e serão utilizados em pacientes que apresentarem sintomas da doença do oitavo ao décimo quarto dia.

A doação anônima, no valor de R$ 8,5 milhões, foi um pedido do governador Ibaneis Rocha, que determinou à Secretaria de Economia que operacionalizasse o processo.

O objetivo é ampliar a capacidade de testagem da população local. “Dessa forma, vamos dar prosseguimento ao monitoramento da covid-19 no DF, garantindo mais segurança à população e as informações necessárias para a tomada de decisões pelo governador”, afirma o secretário de Economia, André Clemente.

Os kits chegarão ao Distrito Federal na sexta-feira, dia 3. Nessa segunda, Clemente e o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen), Jorge Antônio Chamon Júnior, foram a Itajaí (SC) receber o material, que está sendo transportado em caminhões refrigerados.

Os testes detectam a presença de anticorpos que o organismo humano produz contra a covid-19 e serão oferecidos pela rede pública nas unidades básicas de saúde (UBS), em hospitais e em unidades de pronto atendimento (UPAs). Isso porque os profissionais de saúde fazem coleta sangue (soro ou plasma), o que requer ambiente laboratorial para o processamento do exame.

Como a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de testes de covid-19 para todas as unidades básicas de saúde no fim de junho, os postos com sistema drive-thru foram desativados. O teste, que já era oferecido à população em 98 unidades espalhadas pelo DF, passou a ser oferecido nas 172 unidades. Todas estão aptas para testagem de pessoas com sintomas.

Quem tiver sinais da doença causada pelo novo coronavírus deve procurar a UBS mais perto de casa, onde poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde, se for o caso. Além dos testes rápidos, as unidades básicas de saúde oferecem testes RT-PCR.

Esse tipo é realizado a partir da amostra colhida com o swab (um cotonete) da mucosa do fundo do nariz ou da garganta. Do terceiro dia com sintomas até o sétimo, é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, poderá feito o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Saiba mais sobre os testes e veja onde fica a unidade de saúde mais perto da sua casa no site da Secretaria de Saúde: http://www.saude.df.gov.br/saiba-quando-fazer-os-exames-para-detectar-a-covid-19/

* Com informações da Secretaria de Economia

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rayssa Leal brilha em Brasília e leva mais um título da SLS

Rayssa Leal foi o grande destaque da Liga Mundial de Skate Street (SLS), sediada em Brasília, nesse domingo (13). Na disputa masculina, quem levou...

Mais Radar

Cartão Vermelho para o Racismo marca presença no clássico Vasco x Botafogo, neste sábado (12)

Neste sábado (12), Brasília será palco de mais uma mobilização contra...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

DF terá primeiro hotel social para pernoite de pessoas em situação de rua

O Distrito Federal vai ganhar o primeiro hotel social para pessoas...

Visitantes das unidades penais do DF poderão utilizar armários guarda-volumes

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) promoveu, nesta quarta-feira (9), a...

Prorrogada data para indicação de conta bancária do Nota Legal

A Secretaria de Economia (Seec-DF) decidiu prorrogar o prazo de indicação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.