O ASSUNTO É

Movimentos sociais denunciam grilagem e invadem a Terracap

Publicado em

Representantes de diferentes movimentos sociais invadiram nesta quarta-feira, 30, a sede da Terracap. Os manifestantes somam mais de 400 pessoas. A decisão de tomar a sede foi motivada pela ausência de uma política de reforma agrária e o suposto acobertamento de grilagem em terras públicas.

Parte dos manifestantes já ocupava uma área defronte ao Palácio do Buriti desde a semana passada. Seis viaturas da Polícia Militar acompanham a movimentação no local.

A invasão começou pouco depois das 6h. Testemunhas afirmam que os manifestantes quebraram um vidro para entrar no prédio. De acordo com a organização, nove movimentos agrários participam do ato. Eles reivindicam o fim de supostas grilagens de terra e pedem criação imediata de assentamentos.

Com o saguão do prédio ocupado, muitos funcionários acabaram ficando do lado de fora. Além de homens, mulheres e crianças ocupam a área. O grupo reivindica por políticas agrárias, que, segundo líderes dos movimentos, fazem parte das pautas do Fórum da Reforma Agrária do Distrito Federal. Além disso, pedem uma reunião com a presidência do órgão.

Segundo o agricultor familiar e militante do MST Flávio do Carmo, vários atos estão previstos para esta quarta-feira no DF, mas o na Terracap teve como objetivo protestar contra a atuação do órgão ao longo dos anos. “Eles deveriam assegurar a função social das terras rurais, de plantio, mas têm apoiado a grilagem. Áreas rurais de domínio da Terracap têm sido usadas como residenciais e urbanas”, criticou.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.