O ASSUNTO É

Diante do crescimento do Covid no DF, Ibaneis ordena desmonte de acampamento de apoiadores de Bolsonaro e fecha Esplanada

Publicado em

O  governador Ibaneis Rocha mandou desmontar acampamento de apoiadores do presidente Bolsonaro em uma  operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) e o DF Legal, órgão de fiscalização do DF. Por decreto Ibaneis também determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e pedestres neste domingo (14).

LEIA MAIS

NÃO TEM OUTRO JEITO! GDF deve mandar fechar mesmo 4 cidades; medida pode ocorrer na próxima semana

O DF Legal informou que, “os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido”. De acordo com a pasta o grupo teria descumprido o decreto do governador Ibaneis que proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem  autorização prévia do GDF, devido a pandemia de coronavírus.

O acampamento foi instalado a mais de um mês na capital, entre eles está o “300 com o Brasil” coordenado pela apoiadora de Bolsonaro, Sara Winter que usou seu twitter para comentar a ação realizada pela Polícia Militar do DF.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro  usou sua rede social para reclamar da ação do GDF. “Segunda estarei junto c/ Dep. Daniel Silveira @danielPMERJ (RJ) para protocolar ofício no gov. DF contendo reclamação sobre os fatos de hoje e manifesto por respeito à liberdade de expressão. Outras medidas podem ser tomadas”, escreveu ele no twitter.

Ação do governo do Distrito Federal

A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para veículos e pedestres neste domingo (14). A medida foi publicada por meio do Decreto Nº 40.881/2020, publicado na noite deste sábado (13), em edição extra do Diário Oficial.

O governo também está atento às ameaças declaradas, por alguns manifestantes, aos Poderes constituídos. Desta forma, o trânsito de veículos e pedestres está proibido entre 00h e 23h59 deste domingo (14).

O acesso aos prédios públicos federais localizados na Esplanada somente será permitido a autoridades devidamente identificadas e servidores públicos federais devidamente identificados e que estejam em serviço.

Toda e qualquer manifestação no local poderá ser admitida, desde que comunicada com antecedência e autorizada pela Secretário de Segurança do DF. A fiscalização de tais atos será feita pelo Departamento de Trânsito (Detran/DF) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Chico ergue novamente a bandeira contra um suposto “cartel da gasolina” no DF, agora com aumento de R$0,10 no ICMS aprovado pelo Confaz de Fernando Haddad. Antes culpava o “Capiroto” Bolsonaro; hoje o “Sapo Barbudo” escapa ileso do discurso do distrital.

Mais Radar

Nota Legal: prazo para indicar créditos do IPTU ou IPVA vai até o dia 20

Se encerra no próximo dia 20 o prazo para indicação do Nota...

IPVA: prazo para contestação de valor é de 30 dias

Os valores e datas do pagamento do Imposto sobre Propriedade de...

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas...

GDF inicia 2026 com planejamento fiscal e responsabilidade orçamentária

A limitação da despesa pública para o início do exercício financeiro...

Centro Interescolar de Esportes oferece 2 mil vagas em 2026

O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.