O ASSUNTO É

Distritais destinam suas emendas no valor de R$ 352 milhões para salvar a Saúde do Governo de Brasília

Publicado em

A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), ressaltou a importância da articulação política para alcançar o acordo de destinação de emendas para fortalecer a Saúde Publica do DF. A manifestação da distrital se deu no momento em que o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sancionava nesta quinta-feira (17), o projeto de lei nº 627/2015, aprovado pela Câmara Legislativa, que destina à Saúde do DF cerca de R$ 352 milhões.

O montante foi alcançado por meio de compromisso de todos os deputados distritais em destinar dois terços das verbas de suas emendas ao orçamento para a pasta, que se encontra em crise. . “Os deputados abriram mão de suas emendas, que poderiam ser destinadas às suas bases eleitorais, para resolver a situação da Saúde. E vamos acompanhar a execução dessas emendas para garantir que o dinheiro seja efetivamente aplicado nessa área”, observou Celina Leão.

O projeto de lei também incluiu as emendas dos parlamentares que participaram da elaboração do orçamento na legislatura anterior, mas não foram reeleitos. Devido à importância que o aporte de recursos representa para o GDF, Rollemberg fez questão de comparecer pessoalmente à Câmara Legislativa para sancionar o PL.

“O que estamos sancionando tem uma importância especial, pois impacta diretamente na saúde da população. Por isso quero agradecer o apoio de todos os parlamentares, que demonstram aqui sua preocupação com a Saúde do DF. Esse é um presente não para o governo, mas para Brasília”, afirmou Rollemberg.
O governador, no entanto, fez um pedido aos distritais: “A Câmara Legislativa já garantiu o orçamento, mas ainda precisamos garantir o financeiro. Esperamos que a Casa aprove o conjunto de matérias que enviamos para sanar as contas do DF”.

Para o secretário de Saúde do DF, Fábio Gondim, a verba veio na hora certa. “Estamos com cirurgias suspensas por falta de material e tivemos até mesmo dificuldade em garantir a alimentação dos pacientes. Esses recursos representam um alívio para a Saúde”, afirmou. Segundo Gondim, os recursos já devem estar disponíveis na próxima terça-feira (22).

O procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, também reconheceu a importância das emendas parlamentares para as contas públicas. “Esse é um ato de nobreza da Câmara Legislativa. Brasília agradece e reconhece a importância que esta Casa confere à Saúde”, elogiou.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.