O ASSUNTO É

Penitenciárias em alertas se preparam para conter rebeliões de presos por causa da pandemia

Publicado em

O clima  tenso que vem aumentando dentro dos presídios de todo o país, levou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen),  órgão ligado ao Ministério da Justiça,  a providenciar  nesta sexta-feira (29), a  compra de  granadas, munições não letais e spray de pimenta para evitar “motins e rebeliões”, durante a pandemia do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Eficiência do governador Ibaneis Rocha, faz o DF ter a menor taxa de letalidade por Covid-19 do país

O Depen informa em nota que a compra dos “armamentos de menor potencial ofensivo tem o objetivo de atender a pedidos dos secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e do Distrito Federal.

Adval Cardoso de Matos,  secretário de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal confirmou que os presídios do DF estão em alerta. O aumento dos casos de coronavírus no sistema penitenciário aumentou a tensão nas cadeias.

LEIA AINDA

Rio e São Paulo, estados onde pessoas mais morrem pelo covid, são alvos da PF por causa da corrupção na saúde

VEJA A NOTA DO DEPEN

“A compra de instrumentos de menor potencial ofensivo visa atender às solicitações dos Secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e Distrito Federal.

Os armamentos não letais, são certificados pelo Exército Brasileiro e possuem aplicação adequada ao ambiente prisional, visam o reforço da segurança intramuros dos presídios estaduais. Diante das medidas adotadas por conta da pandemia do coronavírus, a aquisição auxiliará nas ações de prevenção e contenção de eventuais motins e rebeliões nas unidades penais de todo o país.

Após a conclusão da compra, os equipamentos serão distribuídos com base na demanda de cada estado, número de estabelecimentos penais e população carcerária. Um dos objetivos é preservar a segurança da pessoa privada de liberdade.”

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

O governo estuda estender o programa Pé-de-Meia a todos estudantes do ensino médio, da rede pública. De acordo com o ministro da Educação, Camilo...

Mais Radar

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.