O ASSUNTO É

Cidade abandonada: Claudemir Pita prega unidade do Jardim Botânico em prol da comunidade

Publicado em

“Só a união de todos pode fazer com que o Jardim Botânico volte a ter a sua administração de volta e a sua população ter os seus direitos garantidos”.

Foi o que pregou o presidente da AJAB – Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico, Claudemir Pita, após ser eleito, sábado (29), pela ampla maioria dos síndicos da região. Agora, Claudemir, tem a missão de trabalhar pela unificação da comunidade e lutar pela melhoria da qualidade de vida de sua população. Ele foi eleito pela segunda vez, já que na primeira disputa ocorrida no dia 22 de junho teve a sua vitoria usurpada por um dos membros da comissão eleitoral, acusado de ter contaminado o pleito, fato que gerou um imbróglio judicial, tendo a justiça determinado uma nova eleição.

Desde a decisão do governador Rodrigo Rollemberg de retirar da Câmara Legislativa, no mês de abril, o Projeto de Lei 182/2015 que acabava com a autonomia administrativa de sete Administrações Regionais do Distrito Federal, entre elas, a do Jardim Botânico, que a AJAB virou cobiça de muita gente inclusiva ligada a atual governo.

Durante esse período houve de tudo nos bastidores da política comunitária. O Administrador do Lago Sul, Aldenir Paraguassu foi acusado de interferir no pleito com promessas de distribuição de cargos a uma das chapas participantes.

A contaminação do pleito anterior da AJAB foi tão escancarada que o presidente da comissão eleitoral, Jorge Bento, usando de má-fé, se recusou a inscrever para disputar a eleição à chapa encabeçada por Claudemir Pita. Foi preciso que o juiz Daniel Felipe Machado da 12 Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinasse que a comissão eleitoral, inscrevesse a Chapa. Claudemir foi eleito pela maioria esmagadora dos síndicos votantes.

Ganhou mais não levou

Ao vencer a disputada eleitoral, no entanto, o presidente da Comissão Eleitoral não deu posse à nova diretoria eleita por votos secretos. Fez mais: invadiu a sede administrativa da AJAB, coagiu a funcionária, surrupiou documentos e o caso foi para na polícia e na justiça. Para por um fim ao imbróglio a justiça anulou o contaminado pleito eleitoral e determinou novas eleições.

Dando prosseguimento ao processo por ordem judicial a presidente interina, Viviane Fidélis, publicou novo edital para a escolha de uma nova comissão eleitoral marcando as eleições que ocorreram no ultimo sábado. A comissão eleitoral chamou as duas chapas a se inscreverem. Apenas a chapa encabeçada por Claudemir Pita compareceu. A outra chapa preferiu recorrer à justiça para cassar a decisão do juiz que mandou fazer novas eleições. Resultado: perdeu novamente e ficou de fora da disputa. A maioria dos síndicos da região optaram pela independência do Jardim Botânico votando em Claudemir Pita.

Quem é Claudemir Pita

O servidor público, administrador e pós-graduado em gestão de logística e gestão pública, com atividades profissionais no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o síndico do Condomínio Quintas da Alvorada III, Claudemir Pita, 53 anos, possui um estilo conciliador e prega que só através da união de todos é que a comunidade pode sair ganhando.
Após o ato de posse como novo presidente da AJAB, a mais importante organização civil do Jardim Botânico, Pita reafirmou o seu compromisso de buscar um permanente canal de dialogo com o Governo de Brasília para que Administração do Jardim Botânico saia do seu papel de interinidade e passe a ser efetivamente uma Regional presente na comunidade.

Ele lembrou que o jardim Botânico foi à primeira cidade a realizar uma lista tríplice por meio do voto secreto escolhendo três nomes, lista essa que foi entregue em 14 de dezembro do ano passado ao atual secretario de Articulação Política e Social, Marcos Dantas que na época era um dos coordenadores do governo de transição. Cerca de 56 síndicos e dirigentes de entidades da região participaram da consulta popular em que nove candidatos disputaram o pleito.

“Ainda temos a esperança que o governador Rodrigo Rollemberg possa escolher um dos nomes votados pela comunidade já que todos possuem perfil técnico e preenche as exigências do governo”, disse. Ele afirmou ainda que qualquer nome que venha ser indicado para o JB contempla a comunidade e apazigua os ânimos.

Claudemir também afirmou que a AJAB vai continuar na sua luta pela regularização dos condomínios da região, na campanha por uma melhor mobilidade urbana, pela desobstrução da via QI 27 e pela implantação de equipamentos públicos que a população tão necessita.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.