O ASSUNTO É

A justiça não é igual para todos. Para os ricos da orla ela aponta os caminhos das pedras, já para os pobres…

Publicado em

Iniciou nesta manhã de segunda-feira (24), a desobstrução da orla do Lago Sul. A presidente da Agencia de Fiscalização do Distrito Federal, Bruna Pinheiro, ocupou a televisão para informar que será uma operação branda a qual vai retirar apenas cercas e alambrados com a utilização de um tratorzinho. E pode ficar só nisso. A associação dos endinheirados, se quiser, pode ainda virar o jogo fazendo com que as operações da Agefis sejam paralisadas por 20 ou 30 anos.

A dica, por incrível que parece, foi dada pelo desembargador-relator do Recurso de Agravo de Instrumento nº 20150020093367, interposto pela associação dos ocupantes da orla com o objetivo de combater a ação civil do Ministério Público que pede a erradicação de todas as edificações que estejam dentro da faixa de 30 metros da beira do lago Paranoá.

O desembargador Gilberto Pereira de Oliveira, da Terceira Turma do TJDFT, no seu despacho, apontou o caminho que deve ser seguido pelo advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Ibaneis Rocha foi o autor das ações anteriores contra as derrubadas na orla, porém sendo derrotado em todas elas. Na decisão do desembargador-relator, o magistrado deixa uma sugestão: “que a agravante (associação dos amigos do Lago) tem a possibilidade de manejar outras medidas com o fito de se obter o que deseja, nesta via, como por exemplo a ação rescisão ou a querela nullitatis.”

No popular, o desembargador Gilberto de Oliveira diz claramente aos ricos que existe ainda uma forma de se livrarem das derrubadas de suas cerquinhas: é ajuizar a ação declaratória de nulidade insanável. Como se ver, a justiça não é igual para todos. Para os ricos ela aponta os caminhos das pedras, já para os pobres, é trator e caveirão.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Número de usuários de planos de saúde aumenta em setembro

No mês de setembro, o número de usuários de planos de saúde alcançou 53.232.560 pessoas na área de assistência médica e 34.910.516 em planos...

Mais Radar

Interessados podem participar de edital de eficiência energética

Está aberta a Chamada Pública de Projetos SEE 001/2025, que vai...

Entenda detalhes sobre isenção do IR para pessoas de baixa renda

O Projeto de Lei 1.087/2025 foi aprovado pelo Senado por unanimidade....

Modernização e expansão colocam o metrô do DF em nova fase de crescimento

O início à expansão da Linha 1 no ramal de Samambaia,...

Maçonaria celebra 136 anos da Proclamação da República em Brasília

Brasília sediará o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica, em comemoração aos 136 anos da Proclamação da República. O evento reunirá estudiosos e líderes das principais potências maçônicas do país em um marco histórico.

GDF divulga datas do pagamento do IPTU 2026

Publicada na edição desta quarta (5) do Diário Oficial do Distrito...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.