O ASSUNTO É

Código de Defesa do Contribuinte é aprovado pela CLDF

Publicado em

O Projeto de Lei Complementar (PLC 04/2015), que institui o Código de Defesa do Contribuinte, foi aprovado ontem (11), pela Câmara Legislativa do DF. “O objetivo da regulamentação é formalizar os direitos, garantias e obrigações do contribuinte, bem como os deveres da administração fazendária. Também irá sanar vícios de inconstitucionalidade e garantir direitos de proteção ao contribuinte no ordenamento jurídico”, destaca a relatora da proposta, a deputada distrital Júlia Lucy (NOVO).

 

Nas palavras da relatora, “o projeto é de fundamental importância para a sociedade, pois esclarece aos contribuintes a maneira como dinheiro público é administrado, informando quais são os principais tributos cobrados do cidadão, bem como a destinação desses recursos”, afirma a parlamentar, conhecida por sua atuação na fiscalização dos gastos públicos e pela defesa dos princípios da administração.

A medida traz uma série de benefícios imediatos para o contribuinte, como a facilitação do acesso à administração pública, a garantia dos direitos de quem paga impostos, além do fim de cobranças indevidas.

O PLC aprovado está em consonância com outras pautas discutidas no Congresso Nacional, pois visa oferecer maior racionalidade a um sistema fiscal que situa o Brasil entre os países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo.

A proposição foi intensamente debatida com o setor produtivo e demais entidades como Fecomércio, Fibra, OAB e a sociedade civil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Pé-de-Meia Licenciaturas abre pré-inscrições

Começa nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição de interessados em participar do Pé-de-Meia Licenciaturas. Nesta edição, serão concedidas até...

Mais Radar

Fred Linhares propõe punição mais dura para omissão de socorro filmada

Projeto de Fred Linhares endurece punição para omissão de socorro sobretudo quando agressões contra crianças são filmadas. A proposta reage a casos chocantes e mira a cultura da indiferença diante da violência.

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

Últimas do Radar