O ASSUNTO É

ARMA CONTRA CORRUPÇÃO| Ibaneis faz Decreto para controle de contratos emergenciais e sem licitação

Publicado em

 O governador Ibaneis Rocha editou decreto que determina ações de controle e combate a corrupção. A medida vai impedir práticas ilegais  sobre contratações emergenciais dispensadas de licitação, bem como  despesas realizadas sem cobertura contratual pelos órgãos e entidades do GDF.

 

As ações de controle serão feitas pela Controladoria-Geral do DF (CGDF). O decreto, que passa a valer a partir da sua publicação, determina que os secretários de Estado deverão atender às solicitações da Controladoria em um prazo de até 10 dias.

“Nos últimos anos houve um aumento muito grande do pagamento de serviços sem cobertura contratual. Tenho tentado quebrar isso. O decreto vem para fortalecer a transparência, legalidade e economicidade que se busca na administração pública”, explica o governador Ibaneis Rocha.

À CGDF caberá definir o formato, critérios e condições para a realização do trabalho.

Deverá também acompanhar e examinar os contratos administrativos que se encerrarão no prazo de 60 dias, a contar da data de publicação deste decreto e examinar procedimentos licitatórios e contratos administrativos vigentes.

O decreto fixa o prazo de seis meses para que os pagamentos indenizatórios sem cobertura contratual sejam regularizados.

Determina ainda que o pagamento de despesas indenizatórias cujas licitações não forem deflagradas no prazo de 30 dias serão imediatamente suspensas.

A unidade orçamentária que não observar os prazos e disposições estabelecidas no decreto poderá ter sua execução orçamentária e financeira bloqueada até que sejam prestadas as informações à CGDF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.