O ASSUNTO É

“Ela estava no passado. Agora a Câmara Legislativa está no futuro”, diz Delmasso

Publicado em

|Por Toni Duarte||RADAR-DF

O vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), garantiu nesta quinta-feira (19) a jornalistas da ABBP que o Poder Legislativo do Distrito Federal sairá do passado com a implantação das novas tecnologias que o transformará em uma Câmara do futuro.

 

A Câmara Legislativa, criada em 1988, pela primeira vez, está passando por uma transformação capaz de colocá-la no mesmo patamar da maioria dos legislativos brasileiros.

Um painel eletrônico está sendo montado no plenário. A partir de fevereiro de 2020, quando reinicia os trabalhos legislativos, os 24 deputados distritais usarão as digitais e os tabletes de suas bancadas e não mais o grito para votar ou a folha de assinaturas para marcar  presença.

As “saidinhas a francesa” estão com seus dias contados.

Nenhum parlamentar usará o velho formato artesanal para fazer um requerimento ou projetos de lei já que pode fazer tudo isso eletronicamente.

Todo esse processo de mudanças, para melhor, está sob o comando do vice-presidente Rodrigo Delmasso, que em sintonia com o presidente Rafael Prudente (MDB), está tirando o poder legislativo da era jurássica para o maravilhoso mundo digital.

O toque de modernidade iniciou-se no dia 1 de novembro com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), cujo resultado prático já está dando agilidade aos procedimentos internos da Casa.

Desde a implantação do novo sistema cerca de 14 mil tramitações foram feitas eletronicamente.

“Antes, o servidor tinha que sair de sua sala, levar em mãos os documentos e entregar a outros setores. Hoje, apenas com um toque, em um teclado, esse mesmo documento chega em frações de segundos ao destinatário”, disse Delmasso.

O distrital explicou que o SEI é um instrumento que existe deste 2013, utilizado pelo Ministério da Economia, cujo software do governo federal atualmente vem sendo cedido aos Estados e Municípios e que só agora chegou a Câmara Legislativa.

Por tanta modernidade que introduziu a CLDF no mundo digital, segundo Delmasso, a Casa conduziu um processo licitatório que muita gente acreditava não ser vitorioso.

Para Delmasso, foi uma grande vitória desse primeiro passo sobre a completa informatização do Poder Legislativo do Distrito Federal.

Ele disse que pela primeira vez um edital foi feito por meio de uma audiência pública, o que evitou qualquer tipo de questionamento do Tribunal de Contas ou do Ministério Público de Contas, já que os representantes dessas duas instituições participaram das discussões.

“O procurador-chefe do Ministério Público de Contas fez as suas considerações. Cerca de 25 empresas participaram do certame, aberto inicialmente com R$2.5 milhões e o contrato foi finalizado com R$ 1 milhão 948 mil; ou seja, uma economia de 600 mil reais dentro do processo licitatório”, destacou o deputado.

O vice-presidente afirmou ainda que a Câmara Legislativa do Distrito Federal finalmente chegou a modernidade e que 2020 será o grande marco para o inicio de uma nova história.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Hemocentro recebe equipamentos de fisioterapia para coagulopatias

Três novos equipamentos de fisioterapia foram inseridos no atendimento de pacientes no Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias, na Fundação Hemocentro de Brasília. O investimento foi...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar