Fábio Felix quer endurecimento contra grileiros que exploram famílias pobres no Distrito Federal

Publicado em

Com o objetivo de apontar soluções para o problema de imóveis vazios ou ocupados que acabam caindo nas mãos de grileiros, o deputado Distrital Fábio Felix protocolou um Projeto de Lei que obriga o GDF a realizar o monitoramento permanente tanto de áreas ociosas quanto de imóveis já ocupados por famílias beneficiárias da regularização fundiária de interesse social.

Postado por RADAR-DF

“A existência de áreas subutilizadas, que hoje são monitorados de forma precária pelo Poder Público, desvirtuam a um só tempo o zoneamento urbano e a função social da terra”, destaca o texto do Projeto de Lei.

A medida visa solucionar dois problemas que as cidades do DF hoje enfrentam: terrenos não ocupados que acabam se tornando objeto de grilagem e casas vendidas ilegalmente.

“Ao longo dos anos, a especulação imobiliária chegou às Áreas de Habitação de Interesse Social (ARIS). Acontece que essas regiões deveriam ser destinadas às pessoas de baixa renda, como aquelas removidas de áreas de risco”, esclarece Fábio Felix.

O projeto de Lei estabelece, ainda, que o governo realize o cadastramento e o acompanhamento permanente das famílias que já vivem nas ARIS, “para que essas pessoas tenham um endereço provisório que possibilite o acesso aos serviços públicos e também para que esses imóveis não sejam vendidos irregularmente”, declara o autor da proposta.

O PL reforça a necessidade de implementação das diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01), que determina que esses lotes vazios sejam destinados a programas de moradia popular e para a instalação de equipamentos públicos, como creches e unidades de saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio

O curso Mais Ensino Médio foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) para formação de professores. A capacitação é virtual e tem duração de 180...

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.