O ASSUNTO É

Morro da Cruz só precisa de regularização e de saneamento para o seu povo

Publicado em

O pouco  pode valer muito para os 25 mil moradores do Morro da Cruz. A comunidade surgida há mais de 11 anos e que se espalha pelo ponto mais alto de São Sebastião, convive com  um dos mais graves problemas urbanísticos e de saúde pública: a falta de saneamento básico,  principal condutor de doenças graves

Toni Duarte//RADAR-DF

Há dez anos ele mora no Morro da Cruz e assiste o drama das centenas de famílias que não têm políticas públicas e adoecem de enfermidades que podem ser evitáveis, caso o Estado cumprisse um dos princípios básicos previsto na Constituição Federal: o direito à moradia adequada, com acesso à educação, transporte, saúde, lazer e saneamento básico.

É dessa forma que enxerga o piauiense Rogério Filho, 38 anos, o mais prestigiado líder comunitário do Morro da Cruz.

Ao Radar-DF, ele disse que se o Estado cumprisse com o último item desses direitos elencados pela Constituição, o saneamento básico, o povo do Morro da Cruz teria uma vida mais saudável e não superlotaria os hospitais e postos de saúde com suas crianças adoentadas.

No governo Rollemberg, a comunidade fechou os quatro anos com os roncos dos tratores da Agefis que derrubou casas e prendeu o líder comunitário por exigir que o governo prendesse os grileiros e não humilhasse os moradores que foram enganados em sua boa-fé.

O Morro da Cruz,  deve duplicar a sua população esse ano de 2019 com o surgimento do Crixá,  um conjunto habitacional com 3.120 apartamentos para classificados na faixa 1 da lista da Codhab.

“Eu acredito na promessa do governador Ibaneis Rocha que  não deixará o Morro da Cruz sem o saneamento básico e a regularização fundiária para quem mora em nosso bairro”, cravou Rogério Filho.

Segundo ele, essas garantias, fruto de promessas feitas durante a campanha eleitoral, tem sido reiterada pelo governador, todas as vezes que fala sobre obras estruturantes que o governo está preparando para a cidade de São Sebastião.

Rogério disse que a promessa da regularização fundiária do bairro se torna mais visível neste governo.

O Parlamento Popular, um colegiado de líderes de São Sebastião e a Associação de Moradores do Morro da Cruz realizam no próximo dia 11 de maio, às 11 horas da manhã, um debate que contará com a participação do presidente da Codhab, Wellington Luiz; do presidente do IBRAM, Edson Duarte; do presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CLDF, deputado João Hermeto; do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Eduardo Pedrosa e do Secretário das Cidades Gustavo Almeida Aires.

Toda essa movimentação, que conta com a força da participação popular, tem o objetivo de fazer com que a promessa de Ibaneis se torne real e que chegue às casas das pessoas,  em forma de saneamento,  para acabar com as doenças e garantir a moradia legal para todos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo sanciona com vetos lei que prevê regras mais rígidas para devedor

Foi sancionada a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, beneficia bons pagadores e torna mais rígidas as regras contra devedores contumazes. A...

Mais Radar

Vinte mil vagas serão abertas para 53ª edição da Corrida de Reis

Dentre as novidades da 53ª edição da Corrida de Reis, em...

Distrito Federal sedia etapa de torneio nacional de xadrez

Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) traz...

GDF apresenta modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do DF

A modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR-DF),...

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de...

Projeto ‘Descobrindo Brasília e suas Regiões’ tem inscrições abertas para visitas guiadas

Estão abertas as inscrições para o projeto Descobrindo Brasília e suas...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.