O ASSUNTO É

De tanto derrubar casas dos pobres no DF, 100 fiscais da Agefis estão a um passo da loucura

Publicado em

Em quatro anos do governo Rollemberg, o balanço das derrubadas no Distrito Federal foi de mais de 20 mil casas. Cerca de 80% das investidas da Agefis foi contra famílias empobrecidas em busca de um lugar para morar. De tanto praticar o terror, para cumprir metas e de se livrar de perseguições internas do órgão, fiscais da Agefis estão sofrendo de doenças da saúde mental como estresse e depressão, sintomas psicóticos que beiram a loucura

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma autarquia cheia de deprimidos. Esse é o resultado de quatro anos do governo Rollemberg, que impôs para cima dos servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal, a época sob o comando de Bruna Pinheiro, a exigência de metas de derrubadas de casas em áreas públicas do DF.

Aliadas a estas imposições, que permanecem até agora, os fiscais que se recusam a prática do terror contra famílias pobres, vítimas constantes da grilagem e por fim aniquiladas pelo próprio Estado, sofrem com as perseguições e o assédio moral dentro da autarquia.

Pelo menos é isso que apura o Ministério Público do Trabalho após denúncia feito pelo Sindicato dos Servidores Integrantes das Carreiras Típicas de Estado (Sindicate).

O processo que corre na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, aponta que ao menos 100, dos 400 fiscais da Agefis, se encontram em estado depressivo e de estresse.

Alguns dos indícios da depressão são: ansiedade, alterações do apetite, de peso e do sono, dor crônica, agitação, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou de culpa. Se esses sintomas psicóticos não forem tratados, podem levar a pessoa a esquizofrenia extrema.

Um fiscal com 12 anos trabalhando na Agefis confidenciou ao Radar na última quinta-feira (18/04),  que sofre de depressão desde o ano passado, quando as operações de derrubadas de casas foram mais intensificadas.

Segundo ele, de uma hora para a outra, passou a ter um comportamento agressivo até mesmo dentro de casa.

Os sinais de agressividade dos funcionários da Agefis estão cada vez mais visíveis durante as operações de derrubadas de casas como a que ocorreu no dia 5 de dezembro do ano passado, na comunidade de Santa Luzia na Estrutural.

[foogallery id=”23287″]

Cerca de 200 famílias hipossuficientes foram jogadas na chuva e na lama após a derrubada de suas moradias  em uma operação que durou dois dias.

Na ação de derrubadas, até animais domésticos não escaparam da violência. Gatos e cachorros foram esmagados por tratores por não terem tempo suficiente de saírem de dentro das casas demolidas.

Foi nesta mesma comunidade, ocupada por famílias pobres, que a Agefis atualmente comandada por Georgeano Trigueiro,  do governo Ibaneis, voltou no início deste mês para continuar as demolições.

Como se observa, o Estado é opressor tanto para o povo que não tem para onde ir, quanto para os seus servidores que vivem à beira da loucura.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste...

QualificaDF tem inscrições prorrogadas até 12 de outubro

O prazo de inscrições para a nova etapa do programa QualificaDF...

Prazo para contribuição ao PDTU é estendido para o dia 10 de outubro

Para ajudar na elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)...

Licitação prevê construir 500 baias de ônibus em todo o DF

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) lançou licitação cuja previsão...

GDF investe mais de R$ 524 milhões em hospitais e unidades de saúde

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na ampliação dos...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.