O ASSUNTO É

Luzia de Paula está pronta para tomar posse no lugar de deputado cassado por coagir eleitores

Publicado em

A decisão da corte eleitoral do DF de cassar nesta quinta-feira (11/4), por unanimidade, o diploma do deputado distrital José Gomes (PSB), foi comemorada por centenas de seguidores da ex-deputada Luzia de Paula do mesmo partido, que na condição de suplente pode virar titular de uma das 24 cadeiras do legislativo local. Gomes ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, na visão de advogados especialistas em direito eleitoral, a Corte Superior Eleitoral vai apenas confirmar a decisão

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Acusado de abuso de poder econômico e coação de funcionários da empresa Real JG Serviços Gerais, da qual é o proprietário, o deputado José Gomes já perdeu as esperanças de que pode continuar no mandato, mesmo que tenha que recorrer ao TSE, nos próximos cinco dias.

A denúncia contra o distrital foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por ter colocado contra a parede cerca de 10 mil funcionários de sua empresa para votar nele na última eleição. José Gomes foi eleito com pouco mais de 16 mil votos.

Mesmo com o resultado de seis a zero que lhe tira o mandato exercido nestes pouco mais de 100 dias, o distrital compareceu desanimado nesta quinta-feira na Câmara Legislativa para acompanhar a audiência pública da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle.

O deputado José Gomes entrou no plenário mudo e saiu calado.

A situação não é confortável com a decisão unânime do colegiado eleitoral regional. A ex-deputada Luzia de Paula (PSB) deve ocupar a vaga de Gomes caso o TSE confirme a decisão do TRE-DF.

A professora  ficou na suplência com 9. 482 votos  obtidos na eleição  passada.

Luzia de Paula, embora não tenha sido eleita, no entanto, continuou marcando seu território dentro da Câmara Legislativa como quem tinha a certeza de que a sorte não lhe abandonaria.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo sanciona com vetos lei que prevê regras mais rígidas para devedor

Foi sancionada a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, beneficia bons pagadores e torna mais rígidas as regras contra devedores contumazes. A...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar