O ASSUNTO É

Doze mulheres recontam fatos reais: “Vida de Delegada II” será lançado na quinta, 28

Publicado em

Após esgotar a primeira edição de Vida de Delegada, doze mulheres da Polícia Civil do Distrito Federal, voltam a recontar em uma segunda edição, histórias dos horrores produzidas pela sociedade que elas se vêem como parte dela e também como vítimas. O livro “Vida de Delegada II” será lançado no próximo dia 28 de março (quinta-feira), a partir das 18h30 no Shopping Casa Park

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Pela segunda vez, doze delegadas da Polícia Civil do Distrito Federal, voltam a retratar em livro uma compilação de fatos reais e contam, ainda, os desafios da “profissão perigo” onde muitas delas se auto incluem como vítimas da própria história investigada.

Na crônica “Eu a Vítima”, a delegada Cláudia Alcântara faz uma narrativa sofrida e sofre na mesma intensidade que descreve os fatos. “Difícil não se envolver emocionalmente ao narrar uma tragédia”, diz ela.

É o caso de “Infância Destruída”, uma história de uma criança de onze anos de idade que foi estuprada pelo pai.

Além de contar um caso de abuso sexual a delegada, atualmente aposentada, Maria Aparecida Pupim, aponta que a maioria das ocorrências registradas nas delegacias de polícia, tanto com crianças quanto com adolescentes, ocorre dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares.

“Real perigo de Vida” trata de uma abordagem feita de um plantão onde tudo corria normalmente e em dado momento surgiu um cidadão pedindo para ver a filha.

Ele já estava separado, mas tinha autorização judicial para ver a menina. Foi a delegacia de polícia pedir o apoio.

O que seria uma ocorrência simples terminou sendo um real perigo de vida, conforme a narrativa da delegada Arlete Maria Pelicano.

Em função do drama familiar, que provocou a separação do casal, o avô da criança sacou de uma arma para enfrentar a polícia.

É interessante destacar que o trabalho “Vida de Delegada” trata da mulher e da violência ao mesmo tempo: dois dos principais pontos da cultura de massa deste  século XXI.

A crônica “Vitima ou autora de um crime” de Eneida Taquary ressurge de uma investigação de um crime de homicídio praticado por uma mulher que mata o marido a facadas na Vila Brasília para em seguida fugir com seus quatros filhos.

Seria ela autora de um crime ou vítima da brutalidade doméstica? A narrativa feita pela delegada Eneida leva o leitor o ser um julgador que absorve a autora do crime.

O trabalho descrito por estas mulheres escritoras, busca responder, teoricamente, às seguintes questões: como encarar a morte e o horror, além de desmitificar o trabalho policial e colocar tudo, de certa forma, a disposição do público?

Todas as respostas estão na segunda edição de “Vida de Delegada.

Data: 28 de março de 2019 (quinta-feira)
Hora: a partir das 18h39.
Local: Carpe Diem, SCGV/ Sul, lote 22, loja 152- Casa Park

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.