O ASSUNTO É

Nova diretoria da ABBP quer combater as fake News e garantir melhorias para blogueiros

Publicado em

A noite desta sexta-feira (15) foi de festa no mundo da blogosfera politica brasiliense. A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política do DF e Entorno tem uma nova diretoria. Os novos dirigentes da ABBP, como é conhecida a entidade, tomaram posse numa das salas das comissões da Câmara Legislativa que ficou lotada durante a solenidade

Por Fernando Vilela/ABBP

A comissão eleitoral chamou os diretores que compuseram a “Chapa Professor Chico” para assinar o termo de posse. Em seguida, foi realizada a transmissão simbólica do cargo de diretor-presidente pelo jornalista e radialista Sandro Gianelli para o também jornalista e radialista Toni Duarte.

Após a transmissão do cargo, o presidente Gianelli fez o seu discurso de despedida lembrando a todos a sua exitosa trajetória a frente da ABBP.

“Foram dois anos de muita luta. Passamos por um governo (Rodrigo Rollemberg) que não nos deu atenção. Na verdade, passamos por momentos de retaliação. Agora, estou passando a bola para a nova diretoria sabendo que cumpri minha missão com a ABBP”, disse Sandro Gianelli.

O novo presidente da ABBP, Toni Duarte, antes de seu discurso de posse, convidou autoridades políticas, representantes dos governos local e federal, da sociedade civil e servidores públicos para compor a mesa.

Durante sua fala, Toni Duarte ressaltou que a nova diretoria vai se empenhar em combater as fake news.

“Nós temos o dever de fazer o nosso trabalho de forma profissional e levar a informação verdadeira aos nossos leitores. Temos que manter a credibilidade que conseguimos ao longo desses nossos quatro anos de existência. Hoje somos reconhecidos pelo segmento político do DF e do Entorno, justamente por estar cumprindo a nossa função com excelência”, exaltou o novo presidente.

[foogallery id=”24642″]

Toni Duarte aproveitou a presença de autoridades políticas para cobrar o cumprimento de leis que asseguram a destinação de mídia governamental para os blogues.

“A nossa diretoria assumiu o compromisso com os associados de cobrar o governo do DF e a Câmara Legislativa o cumprimento da emenda à Lei Orgânica do DF nº 74, que garante a destinação de 10% da verba de publicidade estatal aos blogues, jornais alternativos e rádios comunitárias. Podem contar com nosso empenho”, afirmou Toni.

O senador Izalci Lucas (PSDB), prestigiou a solenidade de posse e disse que os blogues mostraram a sua força nas últimas eleições.

“Ficou claro que vocês (os blogues) tiveram um papel decisivo nas eleições de 2018 no DF. Quem não se conectou e não reconheceu a força do trabalho do jornalismo digital não se elegeu”, enfatizou Izalci.

Já o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), respondeu ao questionamento feito pelo presidente da ABBP.

“Me comprometo analisar  essa questão da verba de publicidade. Vou me reunir  com a equipe responsável para resolver a questão”, pontuou Rafael.

Prudente disse ainda que a CLDF vai rever o prazo de credenciamento dos profissionais de imprensa que cobrem as atividades da casa, passando de um para dois anos e garantiu que a Casa criará o “Comitê de Imprensa Professor Chico”, em homenagem ao jornalista e cientista político Francisco de Paula Lima Júnior, fundador da ABBP e falecido em 2016.

“ O espaço é para que os jornalistas e blogueiros e outros profissionais de comunicação que cobrem a Câmara Legislativa possam trabalhar adequadamente”, disse o deputado Rafael Prudente.

A deputada federal Celina Leão (PP) prometeu que irá conversar com a mesa diretora da Câmara dos Deputados para também disponibilizar um local no parlamento federal para acolher os profissionais da blogosfera política de Brasília.

“Vou levar essa demanda para a mesa diretora para que vocês também tenham um local para cobrir as sessões da Câmara”, observou Celina.

A jornalista e blogueira Elisa Robson,  administradora da página República de Curitiba, participou do evento representando o Governo Jair Bolsonaro. Ela destacou a importância do jornalismo digital que combateu a corrupção e mudou a cara política do Brasil nas eleições de 2018.

Elisa Robson destacou a importância da ABBP no processo político local e nacional e parabenizou a entidade por conseguir, em 4 anos, unir um segmento que hoje ocupa um lugar de destaque no jornalismo político de Brasília.

O presidente de honra da Associação Comercial do Distrito Federal, Cléber Pires disse que o jornal impresso virou notícia do passado. Ele exaltou a ABBP e parabenizou os blogueiros de Brasília por dar notícias em tempo real.

A sindicalista Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde, lembrou que sem os blogueiros de política de Brasília, atuando de forma independente e sem amarras, seria impossível derrotar o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no segundo turno da eleição.

“Os blogueiros souberam traduzir o sentimento de repulsa popular contra o pior governador da história de Brasília. Vocês estão de parabéns”, afirmou a sindicalista.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.