O ASSUNTO É

Izalci Lucas pode ser escolhido vice-presidente do Senado nesta quarta-feira

Publicado em

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), deve ter um lugar de destaque na Mesa Diretora do Senado na posição de primeiro vice-presidente da Casa. Pelo menos é essa a negociação que vem sendo feita pela cúpula do PSDB que deve decidir entre o senador brasiliense e o senador tucano Antonio Anastasia de Minas Gerais. A escolha dos integrantes da alta cúpula do Senado ocorre na tarde desta quarta-feira (06/02)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Depois da conturbada votação que elegeu no sábado passado Davi Alcolumbre (DEM-AP), como presidente do Senado, os senadores deixaram para esta quarta-feira (06) a escolha do restante dos membros  da Mesa Diretora da Casa.

Os cargos de primeiro e segundo vice-presidente, além de quatro secretários e quatro suplentes, serão eleitos na terceira reunião preparatória do Senado a partir das 15h. O mandato dos novos ocupantes da Mesa será de dois anos.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos principais cabos-eleitorais da escolha vitoriosa de Alcolumbre para presidente da Casa, agora pleiteia dentro do seu partido e fora dele  a vaga de primeiro vice-presidente.

A vaga pertence ao PSDB. Izalci disputa internamente  com o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia que também quer o mesmo cargo.

A decisão final pode acontecer até às 14 horas de hoje, uma hora antes do processo de escolha da formação da nova Mesa Diretora do Senado.

Se a decisão da maioria tucana pender para Izalci, o senador Anastasia terá o seu nome indicado pelo partido para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a mais importante e poderosa comissão temática da Casa.

As atribuições da Mesa do Senado estão previstas na Constituição Federal e no Regimento Interno do Senado.

Na ausência do presidente cabe ao primeiro e ao segundo-vice-presidentes da Mesa substituí-lo, nessa ordem.

Os senadores eleitos para a Mesa integram também a Comissão Diretora da Casa, órgão que trata das questões administrativas, da organização e do funcionamento do Senado.

Além disso, é da responsabilidade da Comissão Diretora dar redação final às propostas de iniciativa do Senado e aquelas originadas na Câmara dos Deputados e alteradas por emendas aprovadas pelos senadores.

A comissão é encarregada ainda do exame de requerimentos de tramitação conjunta de matérias correlatas e de recursos a decisão do presidente do Senado vinculando projetos com conteúdo similar.

Se a indicação de Izalci Lucas se confirmar nesta tarde de quarta-feira, como integrante da Mesa do Senado, o senador brasiliense já chega fazendo parte do alto  clero do Senado da República.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Republicanos DF se reúne dia 16 para filiar Gustavo Rocha e Fernando Fernandes. Negociação de Ibaneis Rocha com Marcos Pereira visa Gustavo como vice de Celina Leão em 2026. Partido ganha força com nova secretaria para Gilvan Máximo.

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.