O ASSUNTO É

Após diplomação, Ibaneis diz contar com a ajuda do povo para governar o DF

Publicado em

Após ser diplomado pelo TRE-DF, em ato solene ocorrido nesta terça-feira (18/12), o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), disse que contará com a ajuda da população para juntos governar o DF. O Radar destacou pontos importantes de uma entrevista dada a jornalistas, logo após a diplomação, em que o governador eleito diz não ter dúvidas de que a responsabilidade é grande, diante da grandeza de problemas que o Distrito Federal enfrenta. Afirmou ainda que fará o anúncio dos administradores regionais na próxima semana e que realizará eleição para os referidos cargos no mês de março

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O governador destacou que têm se empenhado desde o dia de sua eleição, em outubro passado, tendo conseguido uma boa parte de recursos que entrará nos cofres Distrito Federal já próximo ano.

Ele afirmou que mais de 90% do seu secretariado já está definido e que os nomes dos administradores das regiões administrativas serão anunciados na próxima semana.

Ibaneis disse que vai analisar a legislação, recentemente aprovada pela Câmara Legislativa, que determina a eleição para administradores. Segundo ele, se não tiver conflito jurídico a lei será aplicada a partir de março.

O governador apontou que fez um completo mapeamento das cidades do DF e detectou as reais necessidades de cada uma delas e que algumas precisam passar por um redimensionamento.

“Tem cidade que tem hoje mais de 300 mil habitantes que precisa ser dividida. É possível que Ceilândia seja um dos exemplos a passar por um desmembramento. A população clama pela criação de administrações próprias para Sol Nascente e Pôr do Sol. Mesmo caso é de Arapoanga que ficou maior que Planaltina”, apontou.

Ibaneis destacou que o seu governo atacará as áreas prioritárias como saúde, educação e segurança, dando uma dinâmica diferente para cidade e trazer novamente a esperança da população que sonha com um DF melhor.

Em relação a saúde, o futuro governador tem o entendimento que é impossível manter o Instituto Hospital de Base no formato que se encontra sem cumprir nem uma regra da legislação.

“Se tiver que manter o IHB, vamos ter que mudar totalmente a forma de contratação e a forma de compras como vem sendo feito sem licitação, sem pregão de preços e sem transparência na contratação de pessoal o que já ensejou várias ações ajuizadas na justiça. Dessa maneira não vai poder permanecer”, pontuou.

Ibaneis Rocha acrescentou que falta ainda anunciar alguém para a presidência da Codhab e que o deputado distrital derrotado na última eleição Wellington Luiz (MDB), não irá mais para a presidência do Metrô de Brasília como havia  anunciado.

Afirmou também que talvez faça algumas alterações de alguns nomes na diretoria da Terracap que precisa passar por uma reformulação na sua diretoria.

De resto, segundo o governador eleito, faltam pequenos ajustes que serão feitos até o dia 1 de janeiro, data que toma posse no cargo como governador eleito.

Ibaneis Rocha foi diplomado na noite de ontem pelo Tribunal Regional_Eleitoral (TRE-DF).

Além dele, foram diplomados o vice-governador eleito Paco Brito, os dois senadores e seus suplentes, os oito deputados federais e os 24 deputados distritais eleitos nas últimas eleições.

A diplomação é a última cerimônia antes da posse dos eleitos, que acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2019.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Visitantes das unidades penais do DF poderão utilizar armários guarda-volumes

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) promoveu, nesta quarta-feira (9), a cerimônia de inauguração dos armários guarda-volumes instalados nas áreas externas das unidades penais...

Mais Radar

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

Últimas do Radar