O ASSUNTO É

Celina Leão diz que não irá se meter na eleição da presidência da CLDF

Publicado em

A deputada federal eleita Celina Leão (PP), garantiu que não irá se intrometer ou servir de interlocutora entre o governador eleito Ibaneis Rocha e o legislativo local, no caso da  disputa da próxima Mesa Diretora da Câmara Legislativa. Ela afirmou que nos próximos dois meses estará concentrada na eleição da presidência da Câmara Federal, cuja disputa ocorre em fevereiro

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Além de pedir ajuda para a canalização de  recursos de emendas parlamentares  para o DF, o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), fez outro apelo a deputada federal eleita Celina Leão: ele quer que a deputada  faça uma espécie de acompanhamento do processo sucessório da Câmara Legislativa que ocorre no início do próximo ano.

Cerca de cinco deputados, de diferentes partidos, já anunciaram seus nomes para dirigir a Casa pelos próximos dois anos.

Ibaneis tem declarado na imprensa que ficará longe da disputa, mas teria pedido a ajuda da “leoa”, que já foi presidente do Poder Legitimo, para ficar de olho no movimento dos “meninos” e lhe passar informações precisa sobre o cenário.

Celina foi presidente da CLDF nos primeiros dois anos do governo Rollemberg. Ao passar para a oposição ela exerceu seu poder de influência, no final de sua gestão, para ajudar a eleger o seu sucessor, deputado Joe Valle (PDT), que derrotou Agaciel Maia, candidato do atual governador.

Apesar de ter ciceroneado o governador Ibaneis, em uma visita aos deputados distritais no início da semana, Celina tomou a decisão de  não se meter no processo sucessório da Câmara Legislativa.

A posição da “leoa” revela que ela está mais preocupada com a sucessão da mesa diretora da Câmara Federal, para onde foi eleita nas eleições desse ano, do que com a Câmara Legislativa, cujo mandato termina no final de dezembro deste ano.

Além do mais a experiente deputada eleita não está disposta a entrar em rota de colisão com seus antigos colegas e nem mesmo com os novos distritais. Decisão acertada!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar