O ASSUNTO É

BESSA DIZ QUE ROYALTIES DO PETRÓLEO VÃO AJUDAR A SEGURANÇA PÚBLICA

Publicado em

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que altera a distribuição de recursos provenientes das compensações financeiras geradas pela exploração de petróleo e gás (royalties e da participação especial) para incluir a segurança pública entre as áreas beneficiadas

O texto (PL 1504/15) altera a Lei 12.858/13. A norma atual determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem aplicar 75% dos recursos da compensação financeira na educação pública, com ênfase no ensino básico, e 25% na saúde. O texto aprovado propõe três faixas de aplicação: 55% na educação, 25% na saúde e 20% na segurança pública.

O presidente do colegiado, deputado Laerte Bessa (PR-DF), ressaltou que a mudança possibilitará um investimento maciço na área que precisa urgentemente de recursos.

“Os atuais níveis de violência não possibilitam uma melhoria efetiva da qualidade de vida dos brasileiros. Sem acesso à educação, uma nação não se desenvolve. O mesmo acontece com saúde. Mas precisamos ampliar a sensibilidade do Estado e garantir, de modo eficiente, o cumprimento do artigo 144 da Constituição Federal”, reforçou o parlamentar.

Como havia sido rejeitado anteriormente pela Comissão de Educação, o projeto deixará de tramitar em caráter conclusivo e deverá ser analisado pelo Plenário. Antes, as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania examinarão a proposta.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Turismo internacional no Brasil bate recorde em 2025

O Brasil registrou a visita de 7,68 milhões de turistas internacionais,...

Programa do governo quer aprofundar conexão com as periferias

O programa Governo na Rua será lançado pelo governo para ouvir...

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu: 6 mortos e 750 feridos

Tornado EF3 devasta Rio Bonito do Iguaçu (PR): 6 mortos, 750 feridos, 1.000 desalojados e cidade sem luz, água ou alimentos. Luto oficial de 3 dias. Hospital de campanha montado. Há suspeita de vítimas sob escombros.

Caixa lança plataforma para redução de CO₂ em Projetos habitacionais

Para mensurar a geração de carbono incorporado em empreendimentos habitacionais financiados...

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

Dentre as vantagens colocadas pelo governo para tirar a Carteira Nacional...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.