O ASSUNTO É

PRÉ-CANDIDATO A DISTRITAL DIZ QUE VERBA INDENIZATÓRIA DA CLDF É UMA IMORALIDADE

Publicado em

O advogado e pré-candidato a deputado distrital Carlos Alberto Araújo Souza (Avante), deverá ingressar na próxima semana com uma provocação ao Ministério Público do Distrito Federal, para obrigar  os deputados distritais a votarem uma resolução da mesa-diretora da Câmara Legislativa que põe um fim na verba indenizatória. O advogado  classificou o penduricalho como “imoral e inaceitável” e que a falta de quórum para votar a medida “é um deboche contra a população”

Por Toni Duarte/RADAR-DF

A próxima terça-feira (27), a atenção da sociedade brasiliense estará voltada para o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Nesse dia entrará em pauta de votação no plenário, pela oitava vez, a proposta de iniciativa do presidente da Casa, Joe Valle, referendada por todos os membros da mesa-diretora, que decreta o fim da verba indenizatória.

Por este penduricalho, cada um dos 24 distritais têm direito a R$ 25,3 mil mensais para pagar aluguel de seus escritórios pessoais, compra de material de expediente, aluguel de carro e compra de combustível.

Alguns ainda vão mais além na gastança: pagam churrasco em restaurante e festinha de aniversários. A farra chega a quase R$ 7,3 milhões anuais aos cofres públicos.

“Há um comportamento claro de sabotagem  por parte da maioria dos deputados que manobra para que não haja quórum para ser votada a medida que é do interesse da sociedade. É o contribuinte  que arca com esses custos”, disse o advogado, Carlos Alberto Araújo Souza.

O advogado que disputará, em outubro, uma das 24 cadeiras do legislativo local, afirmou  que se o boicote continuar, ele irá provocar  o MP  a propor  uma ação civil pública para proteger os interesses difusos e coletivos da população.

Ele classificou o comportamento dos parlamentares que  desaparecem do plenário para não votar na medida que acaba com a verba indenizatória, como  ato “ estupido e insensato.

“Antes de se tornarem deputados nenhum deles contava com esse tipo de benesses”, lembrou Dr. Carlos Alberto Araujo.

Ele disse ainda que a Câmara Legislativa carrega nos ombros a antipatia da população do DF, porque, historicamente, sempre esteve envolvida com escândalos  que acaba por  atingir a imagem do parlamento.

“São iniciativas como a do presidente Joe Valle  que pode resgatar uma melhor relação de confiança entre o Poder Legislativo e a sociedade. A medida  que põe um fim nesse tipo de farra do dinheiro publico  é digna  de aplauso. Quanto a sabotagem orquestrada por aqueles que não aceitam perder o penduricalho  é digno de reprovação popular e terão que ajustar suas contas na próxima eleição”, afirmou o advogado Carlos Alberto Araújo Souza.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Umidade relativa do ar segue abaixo de 15%

Mesmo com o registro de chuvas em algumas regiões administrativas da capital, o Distrito Federal segue com índices de baixa umidade e mantém aceso...

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar