LIVRE DO PESADELO: CONDOMÍNIO BOUGANVILLE NÃO SERÁ MAIS DERRUBADO

Publicado em

Uma liminar concedida nesta tarde de segunda-feira (08/01), pelo juiz  Carlos Frederico Maroja, da Vara do Meio Ambiente, suspendeu  a medida  de “remoção ou demolição”,  anteriormente determinada por ele mesmo, das 62 residências do Condomínio Mansões Bouganville localizado na região de Sobradinho. O pedido de liminar foi impetrado pelo advogado Wellington Medeiros na abertura dos trabalhos do Judiciário que se encontrava em recesso

Por Toni Duarte

De acordo com o juiz da Vara do Meio Ambiente “a Lei n. 13.465/17 não determina, mas autoriza a regularização de ocupações ilícitas, inclusive em terras públicas”, escreveu ele.

Segundo o juiz Maroja “o procedimento de “regularização” é atribuição exclusiva da Administração, não havendo “regularização” judicial. Não obstante, a possibilidade abstrata da “regularização” confere legítima expectativa de direito aos ocupantes do empreendimento ilegal”.

O magistrado decidiu que “Em face do exposto, defiro liminarmente tutela cautelar, para determinar a suspensão provisória do cumprimento ao mandado de reintegração de posse referido na inicial, para que se permita ao menos um esforço de conciliação entre as partes, até porque, a despeito da acusação injusta contida na inicial, este magistrado não é insensível à repercussão social dos feitos sob sua condução, mas, por outro lado, não pode deixar de exercer a função jurisdicional que lhe é incumbida, de fazer cumprir a lei e as determinações judiciais passadas em julgado”

Por fim, o juiz Carlos Frederico Maroja solicitou ao oficial de justiça a restituição do mandado, sem cumprimento.

A antecipação de tutela conseguida contra a Terracap foi considerada como um alívio as 62 famílias do Mansões Bouganville que viveram um dia de pesadelo com a ameaça de erradicação do condomínio existente há 29 anos. A peleja entre moradores e a Terracap vai continuar. “Mas agora é outra história, diz o advogado Wellington Medeiros.

VEJA AQUI A DECISÃO

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.