O ASSUNTO É

VOCÊ É CANDIDATO EM 2018? ENTÃO FIQUE DE OLHO NO CALENDÁRIO ELEITORAL

Publicado em

Um novo ciclo de mandatos se iniciará no próximo ano e a primeira informação que você precisa saber é a data das eleições 2018. No artigo de hoje, traremos o cronograma completo, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para você ficar por dentro da data das eleições. Lembrando que o calendário poderá sofrer algumas modificações ao longo do ano

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto não passa de mais uma obrigação. Mas, a realidade é bem diferente. As eleições são a maior forma de expressão popular, é através desse processo que uma sociedade se torna democratizada.

Além disso, os votos possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas, sendo assim é necessário escolher bem quem irá nos representar.

No ano de 2018, a escolha dos novos políticos farão muita diferença no cenário político, social e principalmente econômico, visto que a situação financeira do país e em especial a do DF não anda muito positiva.

Como de costume, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral com muito tempo de antecedência, sendo assim algumas modificações podem acontecer por conta de imprevistos e situações não planejadas pelo órgão.

Mas, caso o cronograma não sofra alterações, confira qual será as importantes datas das eleições 2018:

2 de outubro de 2017: Termina o prazo para o candidato trocar o seu domicílio eleitoral para o município que irá concorrer.

1 de janeiro de 2018: Torna-se obrigatório o registro das pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos de pesquisas.

5 de março de 2018: Último dia para comunicação das instruções das Eleições Presidenciais 2018 pelo TSE.

2 de abril de 2018: Prazo limite para o candidato estar filiado a um partido.

4 de maio de 2018: Data final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).

13 de junho a 3 de agosto 2018: Fase em que são escolhidos os integrantes das Mesas Receptoras.

5 de julho de 2018: Passa a ser permitido ao candidato a propaganda intra partidária visando sua nomeação à candidatura. É vetado o uso de rádio, televisão e outdoor.

20 de julho a 5 de agosto de 2018: Período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos.

3 de agosto de 2018: Data limite para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral.

15 de agosto de 2018: Final do prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos.

16 de agosto de 2018: Início da propaganda eleitoral.

26 de agosto de 2018: Começa a propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.

13 de setembro de 2018: Prazo limite para a definição e comunicação dos partidos políticos à Justiça Eleitoral dos gastos de campanha dos candidatos.

15 de setembro de 2018: É publicado pela Justiça Eleitoral o relatório das receitas em dinheiro coletadas pelos partidos políticos para patrocinar as campanhas eleitorais.

22 de setembro de 2018: Prazo final para o eleitor requisitar em seu domicílio eleitoral a segunda via do Título de Eleitor.

29 de setembro de 2018: Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão.

30 de setembro de 2018: Termina o período da exibição de propaganda eleitoral paga.

7 de outubro de 2018: Primeiro turno.

Caso haja a necessidade de um segundo turno, confira também o seu cronograma!

3 de outubro de 2018: Início da propaganda eleitoral referente ao segundo turno, somente a partir das 17h;

5 de outubro de 2018: Último dia para o mesário que abandonou a votação no primeiro turno justificar sua ausência;

20 de outubro de 2018: Encerramento da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e da televisão associada ao segundo turno;

22 de outubro de 2018: Acaba a propaganda eleitoral paga relativa ao segundo turno;

28 de outubro de 2018: Segundo turno.

Postado por Radar/ Fonte TSE

 

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Jardim Botânico: AJAB e empresários buscam saída com Zé Humberto

A Secretaria de Governo surge como a última porta a ser batida pelos dirigentes da AJAB e pelos empresários do Polo Verde e de Artesanato do Jardim Botânico, que lutam há três décadas pela regularização e pela segurança jurídica de suas lojas.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar