O ASSUNTO É

Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

Publicado em

Entre agosto de 2025 e janeiro deste ano, as áreas sob alerta de desmatamento registraram queda expressiva na Amazônia Legal e no Cerrado. Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O relatório traz que os alertas na Amazônia somaram 1.324 km², redução de 35% em relação ao período anterior, quando foram identificados 2.050 km². No Cerrado, os alertas totalizaram 1.905 km², frente a 2.025 km². Queda de 6%.

Os indicadores de degradação florestal na Amazônia apontam recuo de 44.555 km² para 2.923 km², uma diminuição de 93%. O Deter opera como sistema de alertas diários voltado ao apoio das ações de fiscalização ambiental.

“Há uma expectativa de chegarmos em 2026 à menor taxa de desmatamento da série histórica na Amazônia se continuarmos com esses esforços”, destaca Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A situação é diferente no Pantanal, bioma em que os alertas de desmatamento apresentaram crescimento de 45,5% entre agosto de 2025 e janeiro deste ano, de 202 km² para 294 km². Apesar da alta recente, na comparação entre 2023 e 2024 houve queda de 65,2%.

As operações do ICMBio aumentaram 24%, áreas embargadas subiram 51% (Ibama) e 44% (ICMBio), o número de operações de fiscalização ambiental na Amazônia avançou quase 148%, enquanto as ocorrências registradas passaram de 932 para 1.754.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o fortalecimento das ações de controle aparece como um dos principais fatores para a redução dos alertas.

Nesse sentido, a pasta indica que, na comparação com 2022, as ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) cresceram 59%.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rede pública de ensino do DF inicia ano letivo de 2026 com novas escolas

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou o ano letivo com novas escolas integrando o total de 988 unidades. O ano começou...

Mais Radar

Ferramenta promove educação financeira a famílias no CadÚnico

Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem utilizar uma ferramenta educativa...

Governo lança edital para combate ao desmatamento na Amazônia

Está ativo o processo de inscrições para a seleção de organizações...

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

Polícia Civil pede à Justiça a apreensão do passaporte de adolescente investigado pela morte do cão Orelha, na Praia Brava. Medida busca impedir saída do país enquanto MP e polícia divergem sobre novos rumos da investigação.

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1

O governo deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei...

Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda (26)

A partir desta segunda-feira (26), o Programa Gás do Povo passa...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.