O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou a Instrução nº 31, de 3 de fevereiro de 2026, que estabelece as datas de vencimento da taxa de Licenciamento 2026 dos veículos registrados no DF.
O cronograma de vencimento foi definido de acordo com o algarismo final da placa, de 23 a 27 de fevereiro.
A taxa de manutenção de cadastro e renovação do licenciamento anual de veículos automotores integra o boleto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enviado, por meio dos Correios, ao endereço cadastrado no prontuário do veículo.
Veículos isentos do IPVA, como os que possuem mais de 15 anos, por exemplo, não receberão o boleto em casa. É necessário que o proprietário acesse o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços e consulte os débitos do veículo para emitir a taxa de licenciamento.
A taxa de licenciamento custa R$ 106,26 para qualquer tipo de veículo registrado no Detran-DF.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a quitação da taxa de licenciamento é um dos requisitos para a regularização do veículo, juntamente com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e multas ou débitos vencidos, se houver.

